Internacional Titulo
UE pretende estender sanções contra a Rússia
03/06/2015 | 16:39
Compartilhar notícia


Nas próximas semanas, a União Europeia (UE) pretende estender as sanções econômicas contra a Rússia até o fim de janeiro de 2016, informaram diplomatas.

A permanência das sanções faz parte dos esforços da UE para pressionar a Rússia a implementar o cessar-fogo assinado em Minsk.

A decisão deve acirrar as tensões com a Rússia, que esperava dividir a UE com sanções de retaliação e contava com a relativa calmaria no leste da Ucrânia para que seus aliados do bloco ao menos abrandassem as medidas.

De acordo com oficiais do bloco, a UE está unida na questão. Após semanas de debate, os líderes da UE concordaram que qualquer abrandamento das sanções econômicas, que expirariam no final de julho, "devem ser claramente relacionadas a completa implementação do acordo de Minsk, levando em conta que a previsão é 31 de dezembro de 2015".

As medidas incluem fortes restrições econômicas nos setores financeiro, de energia e defesa, assim como a proibição da venda de produtos militares.

Apesar de alguns líderes do bloco criticarem as sanções e sua efetividade, há um consenso de que as restrições prejudicaram a economia da Rússia. Um relatório recente sobre as sanções estima que a economia da Rússia vai diminuir 3,8% este ano. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;