Internacional Titulo Sobre Estado Islâmico
Otan expressa solidariedade com Turquia em reunião sobre Estado Islâmico

Encontro foi convocado para avaliar a ameaça
que extremistas representam e as ações tomadas

Por
28/07/2015 | 09:21
Compartilhar notícia
AP


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) expressou "forte solidariedade" com a Turquia em uma rara reunião emergencial de embaixadores em Bruxelas para discutir a ameaça enfrentada por um país-membro. A reunião emergencial foi convocada para avaliar a ameaça que o grupo extremista Estado Islâmico representa e as ações que as autoridades turcas estão tomando em resposta, que incluem ataques contra rebeldes curdos.

"Nós condenamos fortemente os ataques terroristas contra a Turquia e expressamos nossas condolências ao governo turco e às famílias" das vítimas mortas em ações terroristas recentes, afirmaram embaixadores da Otan em um comunicado após a reunião.

"O terrorismo impõe uma ameaça direta à segurança dos países da Otan e à estabilidade e prosperidade internacional", acrescenta o documento. "É uma ameaça internacional que não conhece fronteiras, nacionalidade ou religião - um desafio que a comunidade internacional precisa combater e resolver junta."

O Artigo 4 do tratado de fundação da Otan permite que países-membros busquem consultas emergenciais quando considerarem que a "integridade territorial, independência ou segurança política" estão sob risco. Essa é apenas a quinta vez que uma reunião é convocada nessas condições durante os 66 anos da Otan.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que autoridades da Turquia e dos EUA estão discutindo a criação de uma zona de segurança perto da fronteira com a Síria, que seria livrada da presença do Estado Islâmico e transformada em uma are para refugiados sírios. Em entrevista à imprensa antes de uma viagem para a China, Erdogan disse que é impossível avançar em um processo de paz com os curdos enquanto os ataques contra seu país prosseguirem. Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;