Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Política
>
Cena Política
Elian mantém filiação nos quadros do SD
Fabio Martins
08/03/2019 | 07:27
Compartilhar notícia


A vereadora Elian Santana, de Santo André, mantém sua filiação no SD. Indiciada pela PF (Polícia Federal) por peculato, estelionato previdenciário e associação criminosa, ela consta regularmente registrada nos quadros da legenda, conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Quando de sua prisão, em novembro, a direção nacional do SD anunciou a suspensão de sua filiação e enviou o caso à comissão de ética. Elian, hoje em liberdade, é suspeita de integrar quadrilha que fraudava o cadastro de aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e está afastada do cargo, com tornozeleira eletrônica. As lideranças do partido evitam esse desgaste. Dirigente municipal da sigla, Cícero Martinha, figura próxima a Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força – maior liderança política da legenda –, não se manifestou sobre a situação. Ex-presidente paulista, David Martins esquivou-se do episódio. “Não tenho autorização para falar em nome do partido. Assim que passou a eleição (de 2018) eu me afastei (da direção).”  

Agenda frustrada

 Ao fazer uso ontem da tribuna da Câmara, o vereador Sargento Lobo (SD), de oposição e conhecido por polêmicas no plenário, reclamou que marcou reunião com a secretária de Educação, Dinah Zekcer (PTB), há dez dias, e não foi atendido na data acordada, sugerindo, na sequência, que a petebista – ex-vice-prefeita da cidade e também ex-parlamentar – não cumpriu a agenda por estar na Folia. “Ela não me atendeu porque devia estar pulando Carnaval. Deve estar tomando adrenalina e comendo espinafre. Ela até parece que está seguindo o que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), falou, que as pessoas têm que trabalhar até os 80 anos”, referindo-se às declarações do democrata sobre a questão da aposentadoria.

Audiência da PPP da iluminação

 Em audiência pública, representante do governo do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), confirmou que a previsão de investimento da iniciativa privada para viabilizar projeto de PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação Pública é da ordem de R$ 64 milhões em duas fases. Atualmente, o custo com iluminação e manutenção, segundo o Paço, gira em torno de R$ 750 mil mensais. Foi mais um passo para prosseguimento do processo, que teve início em julho. O Executivo abriu consulta pública até o dia 18, e ainda publicará nos próximos dias licitação na modalidade internacional.

 Lembrança a Covas

 Por falar em Auricchio, o tucano foi um dos poucos políticos do Grande ABC a lembrar nas redes sociais do aniversário de morte do governador de São Paulo Mário Covas (PSDB – morto em 2001), que chefiou o Palácio dos Bandeirantes por dois mandatos (1995-2001). Na quarta-feira, completou 18 anos de seu falecimento. “Um dos políticos mais importantes do Brasil. Admiro sua carreira de contribuição para um Estado de São Paulo progressista e inovador, que se transformou na locomotiva do Brasil.” Atualmente, Mário Covas Neto, um de seus filhos, é vereador da Capital e Bruno Covas (PSDB), seu neto, tornou-se prefeito de São Paulo com a renúncia de João Doria (PSDB).

 Pegou mal

 Líder do governo Lauro Michels (PV) na Câmara de Diadema, o parlamentar Companheiro Sérgio (PPS) desagradou movimento de mulheres, que compareceram à sessão de ontem para falar sobre os índices de feminicídio na véspera do Dia Internacional da Mulher. Ao parabenizar a luta do grupo, o popular-socialista proferiu a famigerada frase: “Por trás de um grande homem, sempre existe uma mulher”. A fala provocou protestos nas galerias do Legislativo. Não faltaram palavras de ordem, corrigindo a declaração. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.