Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Eleições movimentam PT em São Bernardo
Raphael Rocha
02/03/2019 | 06:47
Compartilhar notícia


A eleição interna do PT de São Bernardo se aproxima e, com ela, surgem as primeiras especulações sobre o cenário que se desenha para o pleito interno. O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira está de olho em ter o comando do diretório para abrir caminho a uma eventual candidatura dele a prefeito em 2020. Para isso, teria feito conversas com o ex-vereador José Ferreira e sua mulher, Rozane Sena, a Zaninha, que possuem forte influência no petismo local. O diálogo avançou para lançar Cleiton Coutinho, atual secretário-geral da agremiação em São Bernardo, como candidato a presidente da sigla. As demais alas de destaque seriam ocupadas por figuras ligadas a Luiz Fernando. Por outro lado, o também deputado estadual Teonílio Barba está de olho nas movimentações. Tanto que ele teria confidenciado a algumas pessoas que, se a candidatura de Cleiton se viabilizar com suporte de Luiz Fernando, pode ele mesmo ser candidato ao comando do diretório, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

Mais PT

Paralelamente a esse fluxo interno, duas outras figuras do petismo dão seus passos. Ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques é cotado para entrar na disputa pelo PT de São Bernardo, embora com menos força neste momento. Rafael é considerado como nome potencial do partido para concorrer à Prefeitura de São Bernardo e, por isso, qualquer movimento é calculado pelo Sindicato dos Metalúrgicos, para não queimá-lo politicamente. Muitos sindicalistas graúdos entendem que, se o ex-prefeito Luiz Marinho (PT) não quiser entrar na briga pelo Paço em 2020, Rafael teria de representar o partido nas urnas. Outro nome que permeia a discussão é o da deputada estadual Ana do Carmo. Ela não conseguiu se eleger deputada federal e, a partir de 15 de março, estará sem mandato. A petista comentou com aliados que pode vir candidata a vereadora em 2020 – na busca de ser a mais votada da cidade – e teria dito que seria importante que o ex-vereador José Cloves também tente se viabilizar na eleição para o PT de São Bernardo.

Caminho traçado

Embora o cenário político de Mauá esteja conturbado desde as prisões do prefeito Atila Jacomussi (PSB) e a deflagração da guerra com a família Damo, o ex-prefeito de Ribeirão Pires e ex-prefeiturável de Mauá Clóvis Volpi (Patriota) segue seu plano de tentar retomar a cadeira de prefeito de Ribeirão Pires – ele dirigiu a cidade entre 2005 e 2012. Em conversas recentes com agentes políticos de outros municípios da região, Volpi teria confidenciado que quer mesmo disputar a eleição ribeirão-pirense e medir forças com o atual chefe do Executivo local, Adler Kiko Teixeira (PSB). Ele até considera atrativo concorrer em Mauá, onde não há lideranças consolidadas neste momento, e buscar resgatar os 37 mil votos recebidos. Porém, crê em maior viabilidade eleitoral no município onde foi prefeito. Ele até tem seu vice já projetado: o ex-presidente da Câmara Rubão Fernandes (PSD).

Novo - 1

O núcleo do Partido Novo de Santo André encaminhou nota a seus filiados para esclarecer as informações divulgadas por esta coluna sobre a filiação do advogado Leandro Petrin e a conversa com o vereador andreense Professor Minhoca (PSDB). Sobre o primeiro ponto, afirmou que Petrin é apenas um filiado, sem haver planos eleitorais para ele. Sobre Minhoca, comentou que o parlamentar buscou conhecer o estatuto da legenda e que a conversa terminou sem compromisso entre as partes. Por fim, declarou que batalhará para constituir um diretório na cidade, passo vital para lançamento de candidatura a prefeito.

Novo - 2

Aliás, o líder do Novo de Santo André, César Parluto, comentou que a constituição de diretório próprio está em curso também em São Bernardo e em São Caetano, o que indica que nessas cidades a legenda tem planos eleitorais mais ambiciosos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.