Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
E os Kapp se redescobrem em Santo André...
Ademir Medici
15/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Em 15 de fevereiro de 1889, Nicolas Kapp, 33 anos, e sua mulher, Margaretha Flammang Kapp, 32, nascidos, respectivamente, em Nospelt e Kopstal, no Grão-Ducado de Luxemburgo, chegaram a Buenos Aires no navio Havre, procedente de Antuérpia. Tentaram durante aproximadamente 18 meses fixar-se na Argentina. Não conseguiram. Então, vieram para o Brasil.”
Cf. Memória, Diário, 15-12-2017.

***

Há dois sábados as famílias Kapp e Spezia realizaram, em Santo André, o segundo reencontro – o primeiro foi o ano passado. Neste intervalo, mais informações e documentos foram levantados, escrevendo-se uma história que é coletiva. Entrelaçam-se brasileiros, italianos e luxemburgueses. São os descendentes do casal Nicolas Kapp e Margaretta Flammang.

Conta a jornalista Viviane Raymundi, ex-Diário: o casal Nicolas e Margaretha veio de Luxemburgo e chegou ao Brasil com quatro filhos. Anton, um dos filhos, casou em Santo André com Tereza Bortoletto. Uma filha, com o nome da mãe, casou-se em São Paulo com um italiano, o Spezia.

No reencontro em Santo André foram reunidas 60 pessoas, que são primos e descendentes. Dentre eles, Flavio Spezia, Fábio Balbino e Claudia Capp, os historiadores da família.

Graças a esta movimentação, muitos dos descendentes de Nicolas Capp obtiveram a cidadania luxemburguesa.

Manter viva a memória de Vital Brasil
 

Texto: Milton Parron

Vital Brazil Mineiro da Campanha foi um extraordinário cientista a quem se deve a pesquisa e descoberta de alguns soros para combate ao veneno de animais peçonhentos, serpentes, aranhas e escorpiões.

Por convite do governo estadual, Vital Brazil ingressou, em 1897, no Instituto Bacteriológico do Estado de São Paulo, dirigido por Adolfo Lutz. Foi então que tiveram início suas pesquisas.

Trabalhou junto com Oswaldo Cruz e Emílio Ribas no combate à peste bubônica, ao tifo, à varíola e à febre amarela.

Vital Brazil era mineiro, de origem muito humilde. Para se formar em Medicina no Rio de Janeiro não foram poucas as ocasiões em que passou fome. Acabou por se tornar um dos cientistas mais conhecidos e respeitados no Exterior.

Criador do Instituto Butantã e, mais tarde, do Instituto Vital Brazil, em Niterói, esse notável médico sanitarista faleceu em 1950, aos 85 anos de idade. É um nome que não pode cair no esquecimento, por isso o programa Memória, entre outros objetivos, também tem esse comprometimento.

Histórias comoventes, outras bastante divertidas, serão contadas por alguns dos filhos do Dr. Vital Brazil.

As entrevistas foram realizadas em 1999 e quase todos os entrevistados já são falecidos.

No programa, também, um raríssimo documento entregue a mim por uma das netas do ilustre cientista, uma gravação, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, em que ele, muito emocionado, agradece homenagem que lhe foi prestada em 1948, dois anos antes de sua morte.

Interação com Facebook

‘No passado, com a sabedoria de Confúcio’

Incompetência, desmandos, corrupção, favorecimento, impunidade, paraíso dos interesses pessoais dos dirigentes.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 15 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 15 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6936

Manchete – (Orestes) Quércia, governador do Estado) demite 14 secretários; estatais são cortadas. Justificativa: diminuir em 30% os gastos da máquina administrativa do Estado
- Pacto social divide montadoras.
Editorial – Conselhos populares tiram sono dos prefeitos eleitos
Santo André – Prefeito Newton Brandão, em final de governo, anistia faltas do funcionalismo.
Indústria – Brosol automatiza fábrica em Ribeirão Pires.
Comércio – O Shopping Mappin, em Santo André, inaugura dois de um total de três cinemas.
Memória – Begliomini Constantino esteve no Brasil no início da imigração italiana, por volta de 1880, e produziu carvão no Araçá e no Pacaembu, hoje bairros nobres de São Paulo. Depois retornou à Itália.

Em 15 de dezembro de...

1918 –  Irmãos Dell’Antonia, estabelecidos na Estação Pilar, hoje Mauá, admitiam carvoeiros. Para tal, forneciam matas virgens e sacos. E pagavam 1$400 por saco de 100 litros do produto.
- A vitória dos aliados é festejada em São Paulo, com uma grande manifestação, incluindo passeata pelas ruas centrais, numa iniciativa da Sociedade Trento e Trieste.

Como presidente de honra da comissão executiva de festejos, o médico Luiz Pereira Barreto redige manifesto, onde diz: “Franceses, ingleses, belgas, italianos, norte-americanos, portugueses, japoneses, sírios aqui reunidos em terras brasileiras festejam, hoje, a vitória da civilização contra o regime de prepotência da força bruta”.

Colônia francesa de São Paulo realiza banquete e baile no Trianon, em comemoração à vitória do país e seus aliados.
- A guerra acabou. Da manchete do Correio Paulistano: foi prorrogado o armistício até 17 de janeiro; presidente Wilson chega a Paris.
- Gripe espanhola mata mais dez moradores na Capital.
1968 – Lançada a pedra fundamental do colégio Padre Luiz Capra, em Santo André.
 

Hoje

- Dia do Jornaleiro
- Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista

Santos do Dia

- Ninon
- Paulo de Latros
- Nina ou Cristiana (Turquia, 296 – Geórgia, 335). Participou do lançamento dos fundamentos do cristianismo na Geórgia.

Nas Ondas do Rádio

Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)Memória. A vida e a obra de Vital Brazil, cientista brasileiro.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da Internet, radiobandeirantes.com.br .


Município Paulista

- Hoje é o aniversário de Bragança Paulista. Elevado a município em 1797, quando se separa de Atibaia.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.