Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Flavonoides
Leo Kahn
13/12/2018 | 22:12
Compartilhar notícia


 Esses fitos nutrientes, também chamados de bioflavonoides, são compostos encontrados no metabolismo de várias frutas, flores e vegetais.

Sua propriedade biológica mais importante é o combate aos radicais livres do corpo humano. As atividades bioquímicas dos flavonoides e de seus metabólitos dependem de sua estrutura química.

Foram identificados mais de 6.000 diferentes flavonoides, que podem ser classificados como chalconas, flavonas, isoflavonas, antocianinas, auronas, flavonóis etc.

O famoso resveratrol, encontrado principalmente no vinho tinto, é um polifenol, e a ele são atribuídas qualidades como prevenção do envelhecimento celular, prevenção do diabetes e câncer, mas com poucas comprovações cientificas.

 

Outros benefícios dos flavonoides:

Ação antioxidante

Antiviral

Antitumoral

Anti-inflamatório

Inibição da oxidação de lipoproteínas de baixa densidade

Reduz o desenvolvimento de aterosclerose

Esta associada a níveis mais baixos de triglicérides e colesterol sérico

Auxilio na redução da hipertensão

Protegem contra a osteoporose

Aliviam sintomas da menopausa

Auxilio no controle do peso

Atua no combate de gengivites

Colabora no tratamento de cistites de repetição

Antiage

Agem na proteção contra danos oxidativos das células nervosas e na regeneração dos nervos

 

Saiba mais:

A distribuição dos flavonoides nos vegetais depende de diversos fatores, de acordo com a fila/ordem/família do vegetal, bem como da variação das espécies.

Geralmente os encontrados nas folhas são diferentes daqueles presentes nas flores, nos galhos, raízes e frutos.

O mesmo composto ainda pode apresentar diferentes concentrações dependendo do órgão vegetal em que se encontra

É importante ressaltar que fatores abióticos naturais, como a radiação solar, raios UV, períodos de seca ou chuva, nutrientes e estações do ano, influenciam no metabolismo e na produção destes compostos e, ainda, fatores artificiais, como poluentes também podem interferir.

O preparo dos alimentos para consumo pode, algumas vezes, resultar em perdas destes compostos, em maior ou menor grau, variando de acordo com o tipo de alimento e o tipo de preparo empregado.

Os flavonoides são compostos relativamente estáveis, pois resistem à oxidação, altas temperaturas e moderadas variações de acidez.

Não são sintetizados pelo corpo, somente através da sua ingesta.

Dose diária recomendada para um adulto é de 20 a 100 gramas.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.