Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Taquarussu. Santa Luzia. A festa dos andreenses
Ademir Médici
13/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Conduzidos pelo saudoso repórter-fotográfico João Colovatti, e acolhidos pelas famílias Begliomini, Fanti e Pisaneschi, descobrimos Taquarussu e sua festa maior, dedicada à padroeira Santa Luzia, padroeira da localidade e protetora dos olhos. Festas realizadas sempre nesta data, 13 de dezembro, Dia de Santa Luzia, não importa se a data caísse num final de semana ou numa segunda-feira.

Taquarussu é vizinha à Paranapiacaba, mas fica em território rural de Mogi das Cruzes. Há um espigão divisor entre Santo André (e o Grande ABC) e Mogi. Verdadeiramente, uma localidade que só ganha movimento no Dia de Santa Luzia, diferentemente do passado, quando se constituiu em importante centro onde se extraia madeira para a fabricação de móveis, lenha, pedra e onde se fazia carvão - atividades de há muito proibidas por legislação estadual.

Em frente à igreja as famílias inauguraram uma placa, em 13 de dezembro de 1970, com os dizeres:
- Esta região recebeu as bênçãos de Deus quando foi desbravada e colonizada por Egisto Begliomini (falecido a 9-11-1968), Gino Begliomini (8-12-1940), José Begliomini (20-11-1967), Otaviano Begliomini, Pedro Fanti e Quintilio Begliomini (23-6-1929).

Quando a placa foi inaugurada só estavam vivos outros dois pioneiros, Otaviano (que viria a falecer em 1986) e Pedro Fanti (falecido em setembro de 1971).

Ano a ano Memória esteve presente na festa de Santa Luzia de Taquarussu. Com a morte de João Colovatti, a cobertura rareou. E agora redescobrimos os negativos da cobertura de 30 anos atrás quando, por brincadeira, as famílias nos ditaram a constituição do “governo da República de Taquarussu”.

Seguem os nomes: Sirio Begliomini (prefeito), Wilson Tolezano, Gino Fanti, Aladino Pisaneschi, Renato Begliomini, Nevio Borelli, Ivo Borelli, Ademar Viva, Gina Begliomini, Rina Begliomini, Argentina Begliomini, Aldina Fanti Borelli, Lídia Begliomini e Delfo Begliomini.

UMA INDISCRIÇÃO
Em 13 de dezembro de 1988 o sol rachava as nossas cabeças. Participamos de todas as atividades em Taquarussu, da missa ao almoço. E retornamos, pois a matéria seria publicada no dia seguinte, dia 14, como de fato foi - a primeira de uma série.

E aqui, a indiscrição: por uma trilha em meio às matas, Colovatti nos conduziu a uma lagoa de águas límpidas e cristalinas, geladas. Tomou banho de cachoeira, devidamente fotografado por nós.

Entre os negativos guardados pelo Banco de Dados estão as fotos daquele momento: o maior repórter-fotográfico da história do jornalismo da região banha-se, todo à vontade, nas águas de Taquarussu.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 13 de dezembro:

- Em São Paulo, Guaiçara, Luís Antonio, Ourinhos e Palmeira d’Oeste
- No Pará, Água Azul do Norte, Brasil Novo, Breu Branco, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Ipixuna do Pará, Jacareacanga, Novo Progresso, Palestina do Pará, Santa Bárbara do Pará, Santa Luzia do Pará, Terra Santa, Trairão, Ulianópolis e Vitória do Xingú
- No Paraná, Carambeí, Cruzmaltina, Diamante do Norte,
Japurá, Porto Barreiro e Tamarana
- Em Pernambuco, Gameleira
- Em Santa Catarina, Itá
- Em Goiás, Luziânia
- No Piauí, Massapê do Piauí, Nazária e São Miguel da Baixa Grande
- Em Minas Gerais, Pequeri
- Na Paraíba, Serra Grande

Fonte: IBGE

Interação com Facebook
 

‘Mistério no pedaço do investigador’

A vida do investigador Miro Marques teve mudança brusca no momento em que foi transferido da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 13 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 13 de dezembro de 1988 - ano 31, edição 6934

Manchete – Costa Couto (ministro-chefe do Gabinete Civil da Presidência da República) já admite rever o índice do pacto.
Futebol S/A – O EC Santo André conseguiu fazer uma das maiores transações do futebol brasileiro em 1988. Por 96 milhões de cruzados vendeu o passe do centroavante Gaúcho ao Palmeiras.
Cultura & Lazer – Dentro da série sobre a arte popular, a Rhodia lançou em São Paulo o livro “Instrumentos Musicais Brasileiros”.
Polícia – Ladrões matam aposentado a tiros em Santo André.
 

Em 13 de dezembro de...

1918 – Anúncio publicado pelo Estadão: “Cortadores de lenha. Os melhores salários pagos nas matas da São Paulo Railway, na Raiz da Serra. Fornecem-se casas forradas e assoalhadas ao lado do serviço e absolutamente grátis. Tratar: escritório em São Paulo, à Rua da Quitanda 2-A (2º andar), com Sá Leite & Cia”.
- A gripe espanhola mata mais 11 moradores.
- A guerra acabou. Do noticiário do Estadão: a marcha dos exércitos aliados na Alemanha.
 

Hoje
- Dia do Pessoa com Deficiência Visual
- Dia do Marinheiro
- Dia do Pedreiro
- Dia do Lapidador
- Dia Nacional do Forró

Santos do Dia

- Luzia era italiana e viveu na Sicília no século 4. Ao confessar sua crença em Jesus Cristo, foi decapitada. A devoção à santa se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos 20 igrejas consagradas a ela.

No Grande ABC, quatro paróquias são dedicadas à Santa Luzia: Príncipe de Gales (Santo André), Jardim Atlântico e Jardim Beatriz (em São Bernardo) e Bairro Santa Luzia (Ribeirão Pires).
Temos as capelas de Santa Luzia nos seguintes bairros: Represa Baraldi, Parque São Bernardo, Jardim Thelma, Vila Santa Luzia (todos em São Bernardo), Jardim Nova Mauá e Vila Claudia, ambos em Mauá.
O Rio Tamanduateí nasce na Gruta Santa Luzia, em Mauá, adiante do Jardim Itapeva.
- Odila (ou Otília)
- João Marimoni

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.