Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
Clássicos do Diário há 60 anos: 1958-2018
Bilhetinho para a ETI Lauro Gomes
Por Ademir Medici
15/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Jânio Quadros assumiu a Presidência da República em 31 de janeiro de 1961. Pouco depois já era comentada a forma com que o novo presidente cobrava seus colaboradores: por bilhetinhos.

Em São Bernardo, o prefeito Lauro Gomes se esforçava para concluir as obras da Escola Técnica Industrial, a ETI, um fruto de tríplice convênio: União, Estado e município. A construção estava paralisada. Lauro escreveu ao presidente:

Para que as obras caminhem acreditamos ser indispensável V. Excia. endereçar aos órgãos competentes um bilhetinho, sempre eficiente em sua administração (cf. notícia publicada na Folha de São Bernardo, edição de 21-5-1961).

As obras da ETI seriam retomadas. Mas quem viria presidir a inauguração, alguns anos depois, seria o sucessor de Jânio, João Goulart. Isso porque Jânio Quadros renunciou à Presidência no fatídico dia 25 de agosto de 1961.

 

AMANHÃ

A posse de Goulart.

 

Amigos do Sereno.

Festa em Ribeirão Pires Salvador presente

Ribeirão Pires realiza neste feriado mais uma festa ‘Amigos do Sereno’, em homenagem ao esportista baiano Ailton Abílio, que trabalhou na Elclor (Solvay), dirigiu sua equipe de futebol, fez história entre nós. Tanto que Sereno deixou a Elclor, trabalhou na Petroquímica União, aposentou-se no Polo Petroquímico de Camaçari, mas até morrer, em setembro de 2008, jamais deixou de passar férias em Ribeirão Pires e participar do encontro esportivo e recreativo que leva o seu nome.

A primeira confraternização foi em 1968. O EC Elclor realizou festa de Natal e promoveu o primeiro amistoso de futebol entre ‘pretos e brancos’. Os encontros se repetiram. Em 1983, já trabalhando na Bahia, Sereno visitou seus antigos colegas e nasceu a ideia dos encontros entre os veteranos.

Em 1991 nasce a expressão ‘Amigos do Sereno’, quando Ademar Bertoldo, que trabalhava na Pirelli, trouxe jogadores da fábrica para participar com os antigos da Elclor.

Em 1994 é realizada a primeira excursão a Salvador, na Bahia, de ônibus. Viagem cansativa que inaugurou o intercâmbio. Hoje são dois encontros anuais: em setembro, na Bahia; em novembro, em Ribeirão Pires.

O encontro ‘Amigos do Sereno’ de hoje começa às 9h, no Ribeirão Pires FC, e não tem hora para acabar.

 

Em 15 de novembro de...

1918 – Acham-se enfermos todos os funcionários da agência do correio de Santo André, vitimados pela gripe espanhola.

Suspensos os festejos do feriado de 15 de novembro: nada de sessões cívicas e passeatas.

No Rio de Janeiro, toma posse o novo presidente da República. Assume o vice, Delfim Moreira, já que Rodrigues Alves, o presidente eleito, atacado pela gripe espanhola, recuperava-se em Guaratinguetá.

A questão da paz. Homenagem dos Estados Unidos a generais aliados.

1933 – Primeiro de Maio FC, de Santo André, realiza matinê dançante em seu salão de festas.

1953 – Sociedade Beneficente Brasil Unido, de São Caetano, festeja a Proclamação da República, com palestra do escritor Urbano Lopes da Silva. Ele discorre sobre o ideal da República no Brasil.

Fundado o Bonsucesso FC, do Parque das Nações, em Santo André.

1963 – Termina a greve dos trabalhadores na Refinaria de Capuava.

1968 – Grande ABC elege novos prefeitos: Newton Brandão (Santo André), Aldino Pinotti (São Bernardo), Oswaldo Massei (São Caetano) e Geraldino Loti (Rio Grande da Serra).

1973 – Sociedades Amigos de Bairros realiza seu primeiro encontro no Grande ABC.

Casas Bahia inaugura sua loja número 13, a primeira em Mauá: Avenida Barão de Mauá, 370.

1978 – Fundado o Centro Recreativo e Esportivo Gonzaga Nipo-Brasileiro, de São Caetano.

2013 – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, de São Bernardo, lança o livro Semente do Grande ABC, que focaliza a história da Diocese de Santo André e de suas 98 paróquias.

 

Interação com Facebook

‘Hoje, eis o grande dia do eleitor’

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 15 de novembro de 1988, uma terça-feira, dia de eleições municipais. A crônica de 30 anos atrás vai transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

 

Diário há 30 anos

Terça, 15 de novembro de 1988 – ano 31, edição 6910

Manchete – 75 milhões elegem hoje prefeitos e vereadores; no Grande ABC, 44 candidatos ao Executivo e 2.690 ao Legislativo disputam 1.159.697 votos

Editorial – Nasce hoje novo perfil político do País

Mauá em Polvorosa – José Carlos Grecco, um dos candidatos a prefeito, tenta deter circulação do Diário; Amaury Fioravante, outro candidato, reage e acusa máfia de Mauá.

Rotary – O Santo André-Sul inaugurou sua primeira creche, na Estrada da Cata Preta, 590, para atender às crianças da comunidade local; na presidência do clube, José Eugênio Pinheiro.

Terceira Divisão – No Bruno Daniel, Santo André 1, União São João de Araras 1; na cobrança de pênaltis, 4 a 2 para o São João, que ficou com o ponto extra.

 

Santos do Dia

Alberto Magno (Alemanha, 1193-1280). Frade e bispo dominicano. Considerado o maior filósofo e teólogo alemão da Idade Média. Padroeiro dos técnicos médicos, das ciências naturais, dos filósofos, cientistas e estudantes.

João Licci

Fidenciano

 

Hoje

Dia da Proclamação da República (129º ano)

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 15 de novembro:

No Ceará, Acarape e General Sampaio

Na Paraíba, Bonito de Santa Fé

Em Goiás, Cabeceiras e Urutaí

No Maranhão, Cajari

Em Alagoas, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro

No Paraná, Honório Serpa, Inajá, Jaboti, Palmital, Rio Negro e Uniflor

No Piauí, Novo Oriente do Piauí

Em Minas Gerais, Prata

No Rio de Janeiro, Tanguá

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.