Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Cena Política
>
Cena Política
Alianças fazem políticos pisarem em ovos

A falta de regras sobre coerência nos apoios no pleito provoca saias justas para lideranças em municípios

Raphael Rocha
17/08/2018 | 07:03
Compartilhar notícia


A falta de regras sobre coerência nos apoios no pleito provoca saias justas para lideranças em municípios, porque seus partidos podem se alinhar com siglas de seus adversários nas cidades em outras instâncias. Um exemplo claro disso aconteceu na terça-feira, quando o candidato do PSDB ao governo de São Paulo, João Doria, veio para Santo André. O arco de alianças do tucano inclui o PSD. Ou seja, rivais em São Caetano, o prefeito José Auricchio Júnior, tucano, e o ex-vereador Fabio Palacio, pessedista, pedirão votos para a mesma figura na corrida estadual. Na atividade, a claque de Palacio vaiou Auricchio em seu discurso. O clima de constrangimento foi visível, mas mostra que as lideranças municipais precisarão driblar esse tipo de fato para que o projeto maior não seja afetado por alguma divisão.

Pontapé inicial
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), aproveitou o horário de almoço para fazer a primeira caminhada eleitoral apresentando a mulher, Carla Morando (PSDB), que neste ano buscará vaga de deputada estadual. Ao lado do vice-prefeito Marcelo Lima (PSD), candidato a deputado federal, eles percorreram ruas do bairro Rudge Ramos. No fim da tarde, Carla esteve com Lair da Apraespi (PMB), candidata a deputada federal por Ribeirão Pires. As duas têm dobrada no município.

Por pouco
O evento que o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho, candidato do PT ao governo de São Paulo, participou em Santo André, na terça-feira, quase ficou marcado por uma gafe. O petista por pouco não esqueceu o ex-prefeito andreense João Avamileno (2002-2008) para compor a mesa de autoridades em atividade realizada em um sindicato no Centro da cidade. Militantes mais atentos protestaram, e Avamileno subiu ao palanque.

Discurso afinado
Antes de iniciar oficialmente a busca pelo voto, Thiago Auricchio (PR), candidato a deputado estadual, reuniu lideranças de São Caetano que apoiam seu projeto. Estavam vereadores, ex-parlamentares e seu pai, o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB). O discurso de todos foi no sentido de pacificação da política da cidade com a candidatura de Thiago. Aliás, o republicano mostrou que, de fato, está afinado com o deputado federal Alex Manente (PPS), tanto que o número de urna dos dois é bem parecido.

De pai para filha
Depois de caminhar por ruas do Jardim Oratório, em Mauá, ao lado da irmã, a ex-deputada Vanessa Damo (MDB), Vanelli Damo (PRB), candidata a deputada federal, conversou com eleitores em feira livre do Jardim Itapeva com o pai, o ex-prefeito Leonel Damo.

Candidatura
Candidata a deputada federal pelo PRB, Gilmara Nascimento, de Santo André, inaugurou escritório político na Rua Tancredo do Amaral. Em 2016, ela foi candidata a vereadora, pelo PSB, mas teve registro indeferido. Ela quer sustentar o discurso de melhorias na Saúde e pela defesa da mulher. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.