Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Começa o calendário eleitoral
Por Wilson Marini
16/07/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Esta terça-feira (17 de julho) marcará o início do prazo para que os eleitores solicitem o voto em trânsito, ou seja, o direito de votar em um local diferente do título. O período de solicitação se estende até o dia 23 de agosto e a transferência pode ser realizada em qualquer cartório eleitoral do País. Essa modalidade de voto é possível em municípios com mais de 100 mil eleitores. De 17 de julho e 23 de agosto, os eleitores com mobilidade reduzida devem pedir alteração de sua seção de votação para lugares com acessibilidade. Começa assim, oficialmente, o calendário eleitoral de 2018, que elegerá o presidente da República e o vice, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais.

 

Convenções

Os partidos políticos têm o prazo de 20 de julho a 5 de agosto para realizar as convenções partidárias para escolha dos candidatos. Nesses encontros, as lideranças decidem os nomes dos candidatos que disputarão oficialmente as eleições. Dia 15 de agosto é o prazo para registro de candidatura.

 

Enquetes, comícios e horário eleitoral

A partir de 20 de julho, enque­tes eleitorais passam a ser proibidas. Estarão permitidos comícios, carreatas e distribuição de material gráfico a partir de 16 agosto, quando a propaganda política passa a ser permitida. O horário eleitoral para a rádio e televisão está mais curto neste ano: de 31 de agosto a 4 de outubro.

 

E mais

Dia 17 de setembro – acaba o prazo para que a Justiça Eleitoral julgue os pedidos de registro de candidatos.

Dia 22 de setembro até o fim das eleições – nenhum candidato poderá ser preso. Essa regra é exceção caso ele seja pego em flagrante.

Dia 4 de outubro – último dia para que se realizem debates e propaganda política feita por meio de reuniões públicas e comícios.

Dia 7 de outubro – primeiro turno da votação

Dia 8 de outubro – começa a campanha para o segundo turno.

Dia 26 de outubro – Acabam a propaganda eleitoral no rádio e na televisão e a permissão para a realização de debates

Dia 27 de outubro – último dia em que se pode fazer propaganda com panfletos e carros de som, além de caminhadas, passeatas e carreatas.

Dia 28 de outubro – segundo turno das eleições.

 

Lojistas de shopping se reunem

De 14 a 16 de agosto, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) realizará a primeira edição da Feira de Negócios Brasilshop, reunindo <CF160>players</CF> do varejo brasileiro, no São Paulo Expo, na Capital. A programação será em paralelo ao Exposhopping, no mesmo local. Ao todo, serão mais de 40 mil visitantes. O evento será no São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, das 12h às 21h. A Alshop conta com 54 mil lojistas de shopping filiados por intermédio das associações, em um total de 100 mil lojistas. O mercado varejista é responsável pela geração de 1,3 milhão de empregos diretos.

 

Loja de sucesso

“A ideia é reunir no mesmo ambiente tudo o que o empreendedor precisa para, num shopping, gerenciar uma loja de sucesso”, diz o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun. “Além de ter contato direto com as principais marcas do País, o visitante também poderá encontrar o melhor espaço no shopping; conhecer os fornecedores e todas as inovações tecnológicas.”

 

Espaço de inovação

Em paralelo à exposição das marcas, os visitantes poderão conhecer o Espaço de Inovação, por meio de soluções tecnológicas criadas por startups e grandes marcas do varejo e participar de cursos profissionalizantes e palestras ministradas por especialistas do mercado. Da ideia à concretização de um sonho: todos os passos necessários para a abertura de uma loja de sucesso em um shopping serão dados dentro da Feira de Negócios Brasilshop. O Alshop Inovation Lab reunirá novidades tecnológicas para o setor varejista. De robôs que fazem o atendimento às soluções que permitem ao cliente escolher e pagar pelo seu produto sem ter contato com nenhum funcionário; das vitrines virtuais às ferramentas de realidade aumentada.

 

Exposhopping

A Exposhopping chega à 16ª edição representando todos os shopping centers do Brasil. Reúne administradores, empreendedores e fornecedores do setor. Na edição de 2017, o evento reuniu 8.500 profissionais, fornecedores e investidores do setor e pretende chegar a um público ainda maior de visitantes. Já o congresso está na 44ª edição; ano passado, teve a participação de 120 empresas e público de 20 mil visitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.