Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Sua Saúde
>
Sua Saúde
Metionina
Leo Kahn
09/02/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Aminoácido obtido através da alimentação, sendo que o organismo humano é incapaz de sintetizá-lo, de funções importantes como síntese proteica, produção de creatina, cisteína e taurina. 

É absorvido no intestino delgado de maneira ativa e metabolizado pelo fígado, e um dos resultados da sua metabolização é a produção da homocisteína. Alguns fatores podem levar o corpo a concentrar quantidades elevadas de metionina ou de homocisteína e, em excesso, as duas substâncias podem ser prejudiciais.

A alta concentração de homocisteína é considerada fator de risco para patologias cardiovasculares e cerebrais, aterosclerose, derrame, trombose e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Já o excesso de metionina pode ocasionar desordens neurológicas, deficit cognitivo e edema cerebral.

Fatores de risco:

Patologia hereditária autossômica recessiva, quando há uma mutação nos genes AHCY, GNMT e MAT1A, genes envolvidos na síntese da MAT.

Homocistinúria

Tirosinemia 

Galactosemia

Doença hepática

Exagerada ingestão de metionina a partir do consumo excessivo de proteína

Deficiência em Metionina adenosiltransferase, Glicina N-metiltransferase, S-adenosil-homocisteína hidrolase e Adenosina cinase

Sinais e sintomas:

Deterioração do desenvolvimento psicomotor 

Tremores 

Desordens de movimento 

Cefaleia 

Movimentos oculares descontrolados 

Aumento dos reflexos tendinosos 

Deficiências na linguagem e aprendizagem

Letargia

Deficiências de coagulação 

O diagnóstico pode ser feito durante a triagem neonatal e após o nascimento é realizado através da metionina e homocisteína sérica. 

SAIBA MAIS:

Entre as principais causas do acúmulo de metionina e de homocisteína estão dietas pobres em ácido fólico e vitamina B12, ingestão exagerada de proteínas, sedentarismo e alterações genéticas nas enzimas envolvidas no metabolismo dos dois aminoácidos.

Alimentos ricos em metionina são principalmente ovos, castanha-do-pará, leite e derivados, peixes, frutos do mar e carnes, que são alimentos ricos em proteína.

A metionina desempenha as seguintes funções:

Estimula o ganho de massa muscular, por aumentar a produção de creatina.

Atua como antioxidante, prevenindo danos nas células e fortalecendo o sistema imunológico.

Fortalece o sistema imunológico, pois é um antioxidante e reduz a inflamação.

Previne infecções urinárias recorrentes, por ajudar a impedir que bactérias se proliferem na bexiga.

Favorecer a desintoxicação do organismo, por gerar substâncias que ajudam a eliminar compostos tóxicos, como algumas substâncias de medicamentos.

Ajudar a aliviar os sintomas de artrite e reumatismo.

Poderão ajudar no tratamento de doenças do fígado, como a esteatose. 

Faça uma alimentação equilibrada para fornecer a quantidade adequada diária de metionina para o organismo.

Procure orientações médicas e nutricionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.