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Análise
Inteligência artificial: da ficção à realidade
Simpi-SP
17/01/2018 | 07:16
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Desde os primórdios da revolução industrial, as tecnologias que possibilitam o aumento das capacidades humanas evoluem constantemente. Assim, na esteira do computador pessoal, dos smartphones e da internet, a IA (Inteligência Artificial) também evoluiu, deixando o campo da ficção científica e se tornando cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Hoje, os computadores já conseguem aprender sem a necessidade de serem programados para cada função e, a partir do chamado machine learning (aprendizado de máquina), são capazes de reconhecer padrões e processar um volume massivo de informações (Big Data) de forma mais simples, rápida e precisa, permitindo ao sistema extrair ideias (insights), descobrir anomalias e, até mesmo, fazer previsões.

Segundo o jornalista Renato Cruz, especialista em tecnologia, os sistemas de machine learning estão o tempo todo aprendendo, escondidos em diversos dispositivos ao nosso redor, que acabam interagindo diariamente conosco. “Por exemplo, todos nós temos um assistente de voz no celular, para o qual perguntamos coisas e conseguimos informações. Há dez anos, isso era uma coisa muito rudimentar, mas, hoje, já consegue identificar suas preferências, fazer sugestões e até realizar o reconhecimento facial”, explica ele. “Na medicina, serve para auxiliar um médico que, por mais conhecimento que tenha, não é capaz de ler todos os estudos publicados dentro da sua área de conhecimento. Já uma máquina é capaz de acumular toda essa informação na memória, analisar os exames dos pacientes e dar uma lista de possíveis tratamentos, inclusive indicando o que pode dar certo ou errado”, esclarece, complementando que esses sistemas inteligentes também desempenham papel fundamental em buscas na internet, score de créditos, mercado de ações, previsão de manutenção de veículos, detecção de fraudes, estudos de hábitos de consumo, cobranças e, até mesmo, atendimento a clientes, além de outras atividades ainda não exploradas.

“Hoje, as máquinas até já conseguem interpretar questões emocionais. Isso não quer dizer que elas sintam, mas, através de indicadores, podem ler o que uma pessoa está sentindo e decidir qual a melhor atitude a ser tomada”, diz ele, acreditando que, num futuro próximo, elas até serão capazes de substituir integralmente o ser humano em várias áreas que existem hoje. “Mas nada de Exterminadores do Futuro! Ao direcionar essas tarefas para as máquinas, o capital humano ficará liberado para desenvolver pensamentos e estratégias criativas, que poderão resultar em soluções para superar desafios e ampliar negócios.”

Horas-extras: custo maior para as empresas

No fim de 2017, o TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu alterar a jurisprudência referente ao pagamento das horas-extras habituais aos trabalhadores, o que vai causar aumento considerável de custos para as empresas. De acordo com a decisão, passa a incidir o pagamento do repouso semanal remunerado e demais verbas trabalhistas, como 13º salário, férias, aviso prévio e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) sobre essas horas adicionais, entendimento esse que valerá obrigatoriamente para todos os processos, de agora em diante. “Para evitar esse custo extra, o melhor caminho a ser seguido está na adoção de banco de horas que, de acordo com a nova legislação trabalhista, poderá ser negociado diretamente por acordo individual entre patrão e empregado, e não mais por negociação coletiva com o sindicato”, recomenda Piraci Oliveira, especialista jurídico do Simpi-SP (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo). 




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