Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Pesquisa ajuda a sanear laranjais
Por Wilson Marini
01/01/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 As biólogas Alessandra Alves de Souza e Raquel Caserta, do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis, no Interior paulista, desenvolveram em laboratório duas variedades de laranjeiras transgênicas resistentes à bactéria Xylella fastidiosa, causadora da clorose variegada dos citros, doença conhecida popularmente como ‘amarelinho’. Transmitida para a planta pela picada de um inseto, a bactéria entope os vasos que trazem água das raízes para as copas da planta, deixando as folhas amareladas e fazendo os frutos secarem. Cerca de 40% dos laranjais paulistas estavam infectados com a bactéria na década passada. As informações são da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e o estudo foi publicado em novembro pela revista científica Molecular Plant-Microbe Interaction.

 

Técnica avançada

Usando tecnologia da engenharia genética, as pesquisadoras extraíram um gene que reduz a movimentação da bactéria no interior das plantas e o introduziram em brotos de duas variedades de laranja doce, a pineapple e a hamlin. As plantas contendo os genes da Xylella resistiram melhor à infecção, porque a bactéria teve mais dificuldade de colonizar os vasos da laranjeira.

 

Escola no aplicativo

Após a liberação do uso de telefone celular em sala de aula para fins pedagógicos, em novembro, a secretaria estadual de Educação anunciou um passo adiante na tendência do ensino virtual. Em parceria com Microsoft e Digital Pages, o projeto levará, no início do ano letivo de 2018, o Caderno do Aluno de Matemática – material pedagógico que auxilia em sala de aula – para um aplicativo. A ferramenta permite interação entre alunos e professores. De início será testado em 39 escolas na Capital. Cerca de 8.200 adolescentes do 1º ano do Ensino Médio serão envolvidos pela iniciativa. Em paralelo, os estudantes terão também o Caderno do Aluno impresso em papel, na fase experimental. A expectativa é de expansão pelo Estado de São Paulo após a avaliação dos resultados.

 

Na nuvem

Além do conteúdo do livro, os alunos poderão responder às questões digitalmente e ter acesso a vídeos, áudios, animações, simulações de objetos 3D e games. O programa ainda disponibiliza ferramentas de anotações, mensagens, fóruns, busca por termo ou conteúdo. Para que o professor possa acompanhar o desempenho das turmas, ele poderá ter informações como quanto tempo o aluno passou em uma página, quais conteúdos ele percorreu e as respostas que forneceu em cada exercício proposto. O livro digital, bem como as informações sobre a realização de atividades pelos alunos, ficarão armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft (Azure).

 

Telefone clonado

Se o celular foi clonado, o consumidor é obrigado a pagar outro aparelho? Não. Segundo o Procon-SP, a clonagem do telefone celular demonstra a vulnerabilidade do serviço e seus riscos não podem ser transferidos aos consumidores, devendo a empresa assumir a responsabilidade pelas suas consequências, bem como os prejuízos sofridos pelos consumidores. Se a troca do número é inevitável, a empresa deverá assumir os gastos com o novo aparelho, os eventuais prejuízos demonstrados pelos consumidores com a troca compulsória do número ou com ligações não realizadas pelos mesmos, entre outras despesas.

 

Compras pela internet

O Procon de São Paulo produziu uma cartilha para orientar sobre as compras virtuais. Acompanhe:

Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail). Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares e desconfie de ofertas vantajosas demais;

Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.);

Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

Nunca realize transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Confira na internet lista com mais de 200 fornecedores que devem ser evitados pelo consumidor que optar por fazer suas compras pela internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.