Cena Política Titulo
Recado direto e reto
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
20/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Pode até ter sido sem querer. Mas o fato é que o presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus (PT), mandou recado para o Legislativo vizinho, de São Caetano. Ontem, no início de seu discurso na sessão solene em comemoração ao 461º aniversário da cidade, o petista disse que o Parlamento são-bernardense é exemplo de representatividade e de exercício da democracia no País. A Casa possui 28 vereadores e disponibiliza a tribuna livre a qualquer munícipe que deseja se manifestar. “Estamos abertos às críticas, às reivindicações trazidas pela população, ao debate”, discorreu Tião. Coincidentemente ou não, os parlamentares de São Caetano têm evitado discutir a abertura da palavra aos moradores da cidade durante as plenárias. Há projeto em tramitação na Câmara para oferecer esse canal de diálogo direto ao munícipe. A proposta tem incomodado alguns vereadores. Eles avaliam que o microfone aberto em uma sessão pública pode arranhar a imagem de um ou outro parlamentar. Denúncias estariam prontas para serem expostas na tribuna. Por outro lado, eles não poderão se esconder na eleição de 2016, quando pretendem disputar ou a reeleição ou a principal cadeira do Executivo. Vão ter de ir às ruas, ficar frente a frente com os eleitores. O confronto que eles evitam hoje, será inevitável amanhã.

Futura disputa
Comenta-se em Diadema que, caso Márcio da Farmácia (PV) não seja eleito deputado federal em outubro, seu objetivo é ser presidente da Câmara no biênio 2015-2016. Para tanto, terá de disputar internamente a preferência do grupo de situação com o líder do governo, José Dourado (PSDB). A eleição que definirá o comandante do Legislativo é no fim do ano.

Renegando as origens
Começou ontem o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Muitos dos candidatos a deputado estadual e federal do Grande ABC que defendem voto regional sequer citaram que são de uma das sete cidades. O discurso por aqui é um, mas na hora de pedir votos pelo Estado esquecem suas origens e seus redutos eleitorais. Afinal, para eles, voto é voto em qualquer lugar. Por essas e outras que a propagada bancada regional nunca saiu das falas dos nossos representantes. Atitude, nobres candidatos!

Licenciado
Candidato a deputado estadual pelo PCdoB, José Walter Tavares se licenciou do cargo de vereador de São Bernardo por um mês para fazer campanha. Em seu lugar assume Josias João de Paz, o Gordo da Adega. Tavares é o único parlamentar da cidade a se afastar da vaga no período eleitoral, a despeito de a Câmara ter outros três vereadores que disputam postos eletivos neste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;