Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Tecnologia
>
Você sabia?
Bitcoin pode se tornar ouro, petróleo ou dinheiro
Por Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
17/01/2020 | 17:18
Compartilhar notícia


A variação do Bitcoin parece uma verdadeira montanha-russa. Fato que ainda causa confusão em entusiastas. Após o boom em 2017 no País, cada vez mais brasileiros buscam investir na critpomoeda. De acordo com levantamento da Receita Federal, entre agosto e setembro de 2019, brasileiros declararam quase R$ 14 bilhões em transações com moedas virtuais.

Leia mais:
Em 12 tópicos, entenda de vez como funciona a moeda virtual Bitcoin
Bitcoins no lixão e pizzas milionárias: conheça casos inusitados envolvendo criptomoedas
Conheça os 6 maiores mitos sobre Bitcoin

Segundo Daniel Coquieri, COO da BitcoinTrade, corretora especializada no mercado brasileiro, a versatilidade da moeda pode aumentar a quantidade transacionada nos próximos anos. “Apesar de levar ‘coin’ no nome, o Bitcoin pode ser muito mais do que isso. Como reserva de valor, por exemplo, ele é muito comparado ao ouro. Em outra perspectiva, é possível comprar a criptomoeda como ações na bolsa de valores, ou qualquer outro ativo, como petróleo”, explica.

O ouro tem um valor definido, a partir do volume, oferta limitada e finita, além da demanda crescente. É por isso que o Bitcoin ganhou o apelido de ouro digital. O fato de ser comprado ou vendido de forma rápida, ajuda também na comparação com ações e demais ativos.

Apesar do uso tradicional como investimento, o Bitcoin também pode estar presente no dia a dia. Alguns sistemas fazem integração com checkouts tradicionais, como o cartão de débito. Na prática, cada vez que o cartão é passado, o valor sai da carteira de criptomoedas. “A criptomoeda não é melhor nem pior do que real, ouro ou petróleo, mas pode fazer o papel dos três”, explica o executivo.

Aliás, a criptomoeda já vem ganhando espaço em ações cotidianas, como passagens aéreas, veículos, bebidas e até compras de produtos. “As práticas são bastante difundidas em outros países e acredito que um dia possamos pagar nossas compras de supermercado dessa forma no Brasil. Discussões a respeito da regulamentação já começaram e o futuro para as criptomoedas tende a ser positivo”, finaliza Daniel.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Na galeria, confira a evolução dos meios de pagamento:

 
 
<
>



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.