Cultura & Lazer Titulo HQ
Guerra dos Tronos ganha ilustração
Por Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
04/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Após ganhar o imaginário dos leitores e chegar à televisão, o universo de Westeros e seus habitantes agora ganha versão ilustrada. As tramas da popular saga 'As Crônicas de Gelo e Fogo' chegam ao mundos dos quadrinhos em 'A Guerra dos Tronos - Volume I' (Editora Fantasy - Casa da Palavra, 240 páginas, R$ 39,90 em média). Os desenhos não chegam para amenizar o clima tenso e pesado da história, apenas conferem um clima ainda mais fantástico à obra de George R.R. Martin.

O livro disponibilizado nas prateleiras nacionais reúne em volume único as seis primeiras HQs publicadas no ano passado nos Estados Unidos. A responsabilidade de adequar o texto ao formato ficou a cargo de Daniel Abraham (que já adaptou outros trabalhos de Martin), acostumado a desenvolver contos literários solos. As ilustrações das páginas são de Tommy Patterson e s capas de cada capítulo são assinadas por convidados, entre eles Alex Ross e Michael Komarck.

Grande parte das referências visuais vem dos episódios elaborados pelo canal HBO. É possível reconhecer algumas cenas da primeira temporada que serviram de base para os traços. Sem fugir da essência adulta da saga, as partes consideradas mais fortes não ficam de fora do material ilustrado: mortes de personagens e animais e sexo.

Para os que já acompanham a série em qualquer mídia, fica a curiosidade em ver em HQ figuras como Jon Snow, o rei Robert Baratheon, o bárbaro Dothraki Khal Drogo, a princesa Daenerys Targaryen e o anão Tyrion. Os ângulos escolhidos por Tommy Patterson para certos quadros chamam a atenção, auxiliando a manter o drama do texto.

Antes que a fúria dos fãs alimente críticas quanto a adaptação, é preciso ressaltar que o material é oficial e aprovado por George R.R. Martin. "Este é o meu mundo, esta é a minha gente e ainda é a minha história, agora sendo contada de uma maneira diferente em uma mídia diferente, em que todo um público novo pode apreciá-la", afirma o escritor norte-americano no prefácio. O inverno também irá chegar aos quadrinhos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;