Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Peixe sente frio?

No inverno, cães usam roupinhas para se aquecerem; mas o que ocorre com os animais na água?

Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
04/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os peixes sentem frio, mas não como os mamíferos. O corpo da maioria está programado para se adaptar à variação de temperatura da água, cujo aquecimento e esfriamento ocorrem aos pouquinhos, no decorrer do dia, de modo diferente do ar (mais rápido). Assim, o peixe consegue se acostumar com a mudança.

Mas se a alteração da temperatura acontecer de uma hora para outra, pode causar problemas. Caso ele esteja habituado a viver em local muito frio (como a Antártica) e seja transportado para região bem quente (como a Amazônia) não vai resistir à mudança e morrerá. Por isso, nos aquários que existem nas casas é importante usar o termostato, aparelho que mantém a temperatura da água constante e ideal para os peixes que estão lá.

FAZ XIXI E DORME?
Peixe também faz xixi e cocô. Assim como nos humanos, os rins filtram o sangue e retiram impurezas, produzindo o líquido. Na maioria das espécies, as fezes e a urina são eliminadas pelo mesmo buraquinho chamado cloaca. Já a cor do cocô depende do alimento que cada animal ingere. A dos peixinhos de aquário costuma ser marrom.

Apesar de estar sempre de olhos abertos, já que não possui pálpebras, o peixe precisa descansar. Mas não dorme como os outros bichos. Tem espécie que fica parada em corrente de água para que o líquido movimente suas brânquias e ela continue a respirar. Outras vão para o fundo do oceano para repousar. Há ainda as que encontram local para se esconder dos predadores enquanto tiram a soneca.


Há espécies que respiram fora da água

A maioria dos peixes respira por meio de brânquias. Os órgãos (em geral, ficam nas laterais do corpo, perto da cabeça) retiram o oxigênio da água para que seja absorvido pelo sangue e levado às células; em seguida, eliminam gás carbônico. Se o animal sair de seu habitat, as brânquias grudam-se, impedindo sua respiração.

Mas há espécies que possuem órgão parecido com o pulmão dos mamíferos. Nesse caso, são chamados peixes pulmonados e tem a capacidade de retirar oxigênio tanto da água (pelas brânquias) quanto do ar (com o pulmão primitivo).

A piramboia é um exemplo. Vive em regiões onde os rios costumam secar. Quando isso acontece, enterra-se na lama para manter a pele úmida e passa a respirar com a ajuda do pulmão primitivo até que o rio volte a encher.

Os peixes pulmonados vivem apenas em água doce; em geral, têm corpo alongado e alimentam-se de moluscos, algas e plantas.

MAMÍFEROS
Mamíferos aquáticos, como baleia, golfinho e boto, podem ficar muito tempo debaixo da água. No entanto, como têm pulmões, precisam subir à superfície com frequência para buscar ar. A baleia cachalote, por exemplo, permanece submersa por cerca de uma hora. O problema é quando os animais ficam presos em redes de pesca. Se não escaparem, morrem afogados.

Saiba mais
O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo, com 12,6 metros de comprimento e até 15 toneladas, segundo o Guinness Book 2013. Alimenta-se de plâncton, algas e invertebrados.

O Paedocypris progenetica é o menor peixe, com cerca de 8 milímetros de comprimento. É encontrado na Indonésia.

O agulhão-vela é considerado o peixe mais rápido do planeta, chegando a 110 km/h. Acredita-se que o formato de seu corpo (frente fina e bico alongado) ajuda a torná-lo veloz.


Rita de Kassia de Paiva Biazoto, 9 anos, de São Caetano, não sabe se os peixes que vivem na natureza podem evitar o frio. “No aquário, precisa ter aquecedor.” Para a menina, os mamíferos comem mais no inverno para acumular gordura e ficar aquecidos. “Também usam os pelos como cobertor.”


Consultoria de Ricardo Cardoso, oceanógrafo e diretor técnico do Aquário de São Paulo, e André Luis da Silva Casas, zoólogo especialista em peixes.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;