Palavra do Leitor Titulo Coluna
O desafio do saneamento básico

Administrar é encarar desafios. Em Mauá eles são gigantescos e os esforços para superá-los exigem que cada prefeito, em seu tempo de liderança, faça bem o seu trabalho

Por Do Diário do Grande ABC
23/08/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Artigo

Administrar é encarar desafios. Em Mauá eles são gigantescos e os esforços para superá-los exigem que cada prefeito, em seu tempo de liderança, faça bem o seu trabalho. São nossos desafios urgentes: reestruturar as finanças; melhorar a mobilidade urbana; qualificar os espaços de lazer existentes e criar oportunidades; enfrentar o deficit habitacional, erradicando as moradias em área de risco; qualificar o atendimento na Saúde com os limites de financiamento atuais; garantir avanços na Educação, com mais vagas em creches e inclusão de jovens e adultos; avançar no saneamento básico e ambiental; enfim, cuidar do desenvolvimento sustentável pensando nas próximas gerações.

No que se refere ao saneamento básico, ele se insere na nossa diretriz de fazer de Mauá cidade saudável. Felizmente, em 2000, foram tomadas medidas que permitirão termos todo o esgoto coletado e tratado ao fim de 2014. Feito isso, cabe agora criar condições que garantam investimentos para ampliar e tornar mais seguro o abastecimento de água, para a reestruturação dos serviços de limpeza urbana e obras de drenagem que acabem com as enchentes. Esses quatro serviços, água, esgoto, resíduos e drenagem, compõem a política nacional de saneamento básico, regida pela Lei Federal 11.445/2007. Esta lei exige que todas as cidades brasileiras aprovem, até o fim deste ano, os seus planos de saneamento. Quem não fizer a lição de casa ficará sem condições de acessar recursos do governo federal para esses serviços.

Em setembro apresentarei ao Legislativo Municipal o plano de saneamento de Mauá para os próximos 30 anos. Nele aponto as metas e os meios para superar os problemas atuais. Já realizamos audiência pública, abrimos o texto para consulta popular e agora estamos nos ajustes finais. Além disso, vamos promover nos dias 27, 28 e 29 seminário para ampliar as informações sobre o plano. É importante que a população participe. Fazer de Mauá cidade mais saudável nos obriga a dar atenção especial à limpeza pública. Por isso, logo no início da gestão, lançamos o programa permanente de limpeza, o Nossa Mauá, Cidade Limpa. É através dele que ampliaremos a coleta seletiva, a conscientização e maior inclusão dos catadores, com aproveitamento dos resíduos.

Ainda neste contexto, é estratégico garantir gestão que resolva a enorme dívida da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) com a Sabesp, além de viabilizar investimentos novos que acabem com o problema da falta de água. Outra medida é buscar solução para as enchentes e melhor cuidado com nossos fundos de vales, margens dos córregos e do Rio Tamanduateí, para que, quando se livrarem da descarga de esgoto, se transformem em áreas de lazer.

Donisete Braga é prefeito de Mauá.

Palavra do Leitor

Demora
Qual o pior, o governo anterior do Aidan ou o atual do Grana? A marcação de consultas nas UBS na administração Aidan demorava dois meses. Agora são quatro meses. Dia 27 de julho, estive na UBS do bairro Bom Pastor e fui encaminhado para a especialidade vascular. No dia 20 de fevereiro, fui encaminhado para um raio X femural por sentir fortes dores na coxa. Graças à ineficiência da Secretaria de Saúde de Santo André, que até o dia 16 de julho nada havia feito, protocolei na ouvidoria a reclamação pela demora de mais de um ano para uma consulta vascular e mais de cinco meses para simples radiografia. A ouvidoria prometeu solução em até 30 dias. Dia 20 de agosto, voltei à ouvidoria, pois contato algum fora feito, mas sei que nada vai ser resolvido. Afinal, a ouvidoria é de Santo André, cujo governo é o do Grana.
Vagner José Retondo
Santo André

Seri
Caro Seri, estou consternada com a chocante charge relativa à Síria (Opinião, ontem). Inesquecível como aquela que você fez da Guerra no Líbano em 2006, onde crianças se abrigavam embaixo do cedro da bandeira. Parabéns, você sabe provocar emoções e reflexões.
Badiha Moustapha Jarouche
Santo André

Radares
Quero parabenizar este Diário pela ótima reportagem de Cadu Proieti (Setecidades, dia 19), referente à arrecadação e custos dos radares de velocidade e avanço de semáforo, instalados nas cidades do Grande ABC. Ótima a colocação do engenheiro Humberto Pullin se referindo à falta de educação e desrespeito às leis de trânsito e também pela impunidade gerada pelas autoridades. Por isso somos recordistas em acidentes de trânsito. Um dos motivos pelos quais seguro DPVAT custa tão caro. Se o CTB existe desde 1997, já passou da hora de se criar um fórum que só julgue crimes de trânsito. Mas, como nossa Justiça é falha, corrupta e principalmente cega, estamos reféns do atual sistema. Nossas crianças poderiam aprender um pouco de educação de trânsito nas escolas, mas não faz parte do currículo. E que Deus nos ajude.
Flávio Giroldo
Santo André

Polícia
Domingo, às 22h, fui surpreendido por três viaturas da polícia em frente à minha residência, no bairro Bangú, em Santo André. De acordo com um dos policiais, a suposta reclamação era de perturbação, onde o som estaria alto e causando incômodo aos vizinhos. Pedi desculpas e me prontifiquei a abaixar o volume. Perguntei se era realmente necessária tal mobilização. Ouvi que ‘estamos aqui para preservar a paz’. Argumentei jamais haver visto viaturas no local, mesmo diante de crimes na vizinhança e constantes denúncias de vandalismo e baderna. Adicionei que ‘estudantes são assaltados diariamente nessa região e não se encontra uma viatura’. Ouvi um deles me chamar de ‘sem-educação’ e outro dizer ‘pare de incomodar os outros’. Falta de respeito é ser forçado a presenciar em silêncio essa péssima distribuição de recursos públicos e a ineficiência da polícia que, ao invés de nos defender de criminosos, como deveria, fica por aí passeando de viatura e tentando intimidar quem trabalha e paga impostos.
Rogério P. de O. Neves
Santo André

Governo PT
Teremos 4.000 médicos cubanos, ou propagadores e defensores da ditadura de Fidel Castro? O governo federal já conseguiu desmoralizar e quebrar a Petrobras, será que vai acabar com o real? Essa disparada do dólar é para o PT sentir o que foi a crise asiática, que FHC enfrentou com o PT a infernizar? Acorda, Brasil!
Tania Tavares
Capital

Luverdense
A surpreendente vitória da Luverdense, do Mato Grosso, sobre o atual campeão mundial Corinthians, por 1 a 0, na Copa do Brasil, fez-me recordar o saudoso jornalista esportivo Armando Nogueira, que certa vez afirmou que ‘o futebol foi o maior divertimento do século 20 e continuará sendo no século 21’.
Edgard Gobbi
Campinas (SP)

Balé
A Cultura não tem línguas,tampouco fronteiras, e Decio Otero e Marika nos mostram isso depois de décadas. O espetáculo deles é homenagem ao Brasil dos anos 1920, algo inesquecível. Esses merecem justa e digna homenagem, pois, além de batalhadores no balé, mostraram a que vieram. Parabéns, Stagium, vocês merecem!
Antônio Jose G. Marques
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;