Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Cartas natalinas de papel

Neste momento, numa rua da Vila Valparaíso, em Santo André, o pesquisador e músico João de Deus Martinez, amparado pela mulher, Leila, prepara-se para fazer o que faz há muitos anos: despachar uma centena de cartas ilustradas com votos de bom Natal e próspero Ano-Novo para amigos queridos de várias partes do País

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


João de Deus não usa computador nem máquina de escrever. Suas cartas são manuscritas, não padronizadas, com histórias vividas, mensagens positivas, letra desenhada, gravuras anexadas, trechos de canções brasileiras e casos ligados ao folclore. À Memória, ele escreveu: “Vocês acreditam que ainda tem gente que escreve cartas?”.

Nós acreditamos. O jornalista Francisco Lacerda, editor da coluna Palavra do Leitor, também, já que ao longo do ano ele recebe cartas escritas por João de Deus sobre os mais variados assuntos.

Quem fez uso de uma máquina de escrever até o fim da vida para se dirigir ao Diário – e à página Memória – foi o ex-prefeito de São Caetano Raimundo da Cunha Leite. No caso de João de Deus, são manuscritos, fruto do seu aprendizado escolar na Usina Tamoio, em Araraquara, e do aperfeiçoamento no chão da fábrica, no caso a portentosa Volkswagen do Brasil, onde se aposentou, fazendo parte da pioneira comissão de fábrica.

Estivemos na casa do João de Deus. Suas cartas são abençoadas pelo presépio montado na entrada da residência. Presépio à antiga, que a cada ano ganha um componente a mais. O sistema de iluminação é lindo:

– Conte até três – sugeriu ao visitante. Ao fim da contagem, tudo se iluminou.

Aos pés do presépio, as 100 cartas que chegarão antes do Natal. Quisemos levar a nossa pessoalmente. João de Deus não deixou.

– Precisa ter o aval do Correio, para não perder a tradição. 

As mensagens começam no próprio envelope. Em todos eles, num carimbo, a mensagem de fé e incentivo ao carteiro que terá a incumbência de conduzir a correspondência. “Tudo de bom a você, companheiro carteiro.”

Sendo assim, aguardem. Logo, logo, um carteiro estará chegando à sua casa com a carta escrita, ou melhor, desenhada por este caboclo que vive no miolo do Grande ABC.

ET – Para fazer tantas cartas diferenciadas, João de Deus começa a escrever em janeiro. 

Os novos 'apóstolos'

Os jornais redescobriram em 1989 o quadro Santa Ceia Progressista, do artista plástico Rubens Mattos Guimaro Filho, o Binho, ex-Diário. Bela descoberta, até em razão das primeiras eleições presidenciais diretas pós-regime militar que se realizavam 30 anos atrás.

A obra traz Cristo cercado pelos ‘apóstolos’ dom Claudio Hummes, John Lennon, padre Walter Seidl, Martin Luther King, o prêmio Nobel Esquivel, João Paulo II, cacique Juruna, Vinicius de Morais, Lula e Lech Walesa.

A pintura foi feita em 1981, por inspiração do padre Walter, à época pároco no Jardim Bom Pastor, em Santo André. 

Redescoberto o quadro, Binho declarou à repórter Jacqueline Enger ser cidadão do Centro, que no primeiro turno de 1989 votou em Mário Covas. Os personagens foram escolhidos por serem figurinhas constantes no noticiário da época.

Diário há 30 anos

Domingo, 3 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7239

Vestibular 90 – Escolas investem cada vez mais em cursos de informática.

Clube – EC Santo André mais forte, após o acesso da célebre partida realizada em 1º de dezembro de 1982 no Parque Antarctica: Ramalhão 3, XV Piracicaba 1.

Os jornalistas Paulo de Tarso (texto) e Maurício Pavan (fotos) focalizavam a construção do Poliesportivo Jaçatuba, pelo Santo André, até então ‘um clube de 11 camisas apenas’.

Na reportagem, destaque para Arnaldo, craque até hoje, figura de destaque naquela final de 1982.

Indústria – Eucatex e Fosfanil vão produzir argila em Mauá.

Em 4 de dezembro de...

1889 – Nasce, em São Paulo, a pintora modernista Anita Malfati.

Nota – Anita chegou a residir em Diadema. A professora Sylvia Esquivel dizia que ela saia a passear pela cidade todas as manhãs, levando consigo uma flor, que era presenteada à primeira vizinha com quem cruzasse.

1916 – A lei 1.512 cria o distrito de Paz de São Caetano, cuja instalação se daria em 6 de fevereiro de 1917.

Nota – Foi o quinto distrito de paz da região, depois de São Bernardo, Ribeirão Pires, Paranapiacaba e Santo André.

1919 – Constituída comissão para tratar da construção do edifício das Escolas Reunidas de São Caetano.

1959 – Operários de São Caetano aderem à chamada greve geral de protesto contra as condições de vida, em especial a carestia. 

São detidos Pedro Daniel de Souza e Nilton Cândido, presidente e secretário do Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário.

A greve foi convocada por sindicatos ligados ao Pacto de Unidade Intersindical.

1989 – Fundada a Associação Desportiva São Caetano, o Azulão.

Hoje

- Dia Mundial da Propaganda

- Dia do Orientador Educacional

- Dia do Perito Criminal Oficial

- Dia do Podólogo

Santos do dia

- Bernardo de Parma

- João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja.

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 4 de dezembro:

- Em São Paulo: Chavantes, Conchas e Santa Bárbara d’Oeste.

- Em Santa Catarina, Anita Garibaldi

- No Ceará, Independência

- Na Paraíba, Pirpirituba

- No Paraná, Terra Rica

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.