Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
75 anos da emancipação de São Bernardo

Em 30 de novembro de 1944 a cidade voltava a ser independente, separando-se de Santo André. Não havia a figura do plebiscito na Constituição brasileira. Vivia-se o crepúsculo do Estado Novo. A decisão foi por decreto

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
30/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Em datas como esta, vale uma retrospectiva.

30-11-1938 – O interventor de São Paulo, Adhemar de Barros, assina decreto e transfere a sede do município de São Bernardo para Santo André. O município de São Bernardo passa a se chamar Santo André.

Houve sessão cívica em Santo André, a 1º de janeiro de 1939, para marcar a entrada em vigor do novo quadro territorial administrativo e judiciário da República, determinado pelo decreto federal número 311. Já o decreto estadual que transferiu a sede do município para Santo André foi o de número 9.775.

São Bernardo era rebaixado a simples distrito. 

30-11-1944 – Distrito de São Bernardo é elevado à categoria de município, com a denominação de São Bernardo ‘do Campo’. A instalação do novo município ocorre em 1º de janeiro de 1945.

O atual Grande ABC passava a ter dois municípios independentes: Santo André e São Bernardo.

Municípios paulistas

Cinco municípios emancipados junto com São Bernardo celebram aniversários hoje: Franco da Rocha, Registro, Miracatu, Sales de Oliveira e Cosmópolis.

Também foram emancipados em 30 de novembro de 1944: Adolfo, Álvares Machado, Cosmópolis, Echaporã, Elias Fausto, Franco da Rocha, Guaraci, Guarantã, Guapiaçu, Herculandi, Birarenma Hibirarema, Irapuã, Lutécia, Manduri, Miracatu, Oriente, Paulo de Faria, Quintana, Egisto e Sales. 

1958 – Câmara Municipal de São Bernardo realiza sessão solene comemorativa à emancipação de São Bernardo. 

Recebem o título de cidadãos são-bernardenses: dom Jorge Marcos de Oliveira (bispo diocesano), padre Fiorente Elena, deputado federal Lauro Gomes e o industrial Oliver Tognato.

Depois da sessão solene, autoridades e populares dirigiram-se à Praça Lauro Gomes, junto ao busto do líder autonomista de São Bernardo, Wallace Cockrane Simonsen.

Positivo – A cidade lembrará, hoje, o 30 de novembro na entrega do Teatro Cacilda Becker, que foi inteiramente remodelado e terá encenação de peça alusiva à data pelo Grupo Cênico Regina Pacis, com música dedicada à cidade pelo escritor Manuel Filho.

Negativo – Não há nada programado para a colocação de flores junto ao busto do líder emancipacionista Wallace Simonsen, na Praça Lauro Gomes.

Nota – Prefeito Orlando Morando, não faça como os seus antecessores mais próximos. Mantenha a escrita dos últimos três anos. Mesmo fora de pauta, dê uma passada na praça que o senhor remodelou e faça justiça ao movimento vitorioso de 1944 que recuperou a autonomia da sua – e da nossa – cidade. 

Estrelas do tango

Texto: Milton Parron

O programa Memória deste fim de semana apresentará entrevistas por mim realizadas com algumas intérpretes de tango e atrizes mundialmente conhecidas: Sarita Montiel, Libertad Lamarque e Suzana Rinaldi, a primeira, espanhola de nascimento, e as outras duas, argentinas. 

Libertad aborda, inclusive, a relação tumultuada que teve com Eva Duarte, sua colega de teatro que, quando virou Eva Perón ao casar-se com o ditador Juan Domingo Perón, revelou-se outra pessoa. Evita causou-lhe tantos dissabores que a obrigou a morar fora da Argentina, no México e Estados Unidos. 

Sarita, por sua vez, estava deprimida, por ocasião de uma das duas entrevistas que fiz com ela, por ter sido vítima de um golpe de seu empresário que lhe custou um prejuízo de milhões de dólares. 

Além das histórias interessantes dessas três estrelas de primeira grandeza, que tinham entre si o fato comum de serem oriundas de famílias bem humildes, elas interpretam alguns dos tangos mais bonitos e mais conhecidos aqui no Brasil e em vasta área do planeta.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Histórias do Tango. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje no final da noite, com reprise amanhã, às 5h. E na internet em bandeirantes.com.br – No ar.

Os 85 anos desta escola

Professor Benedito Gomes de Araujo

Brilhante sobre todos os aspectos a iniciativa da professora Silvia Valente. Em ampla pesquisa, ela lembra que a Escola Estadual Professor Benedito Gomes de Araujo, da Vila Pires, aos 85 anos, seria a segunda mais antiga em funcionamento em Santo André.

Mais do que isso: professora Silvia reúne, neste sábado, ex-alunos e ex-professores da escola em confraternização, incluindo descendentes do professor Benedito Gomes de Araujo. Depois a gente conta.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 30 de novembro de 1989 – ano 32, edição 7236 

Manchete – Tortorello (prefeito de São Caetano) estoca material de campanha para Collor

São Caetano – Agência da Previdência muda para a Avenida Goiás, 260.

Indústria – 1 – A 3M, empresa de capital norte-americano, inaugura o centro de desenvolvimento automotivo no bairro Planalto, em São Bernardo.

Indústria – 2 – Produtos Alimentícios Teixeira lança leite tipo B embalado em garrafa plástica. Empresa era responsável por 10% do mercado na Grande São Paulo, inclusive o Grande ABC. 

Em 30 de novembro de...

1944 – Expedido alvará que autoriza a modificação da fachada do prédio 110 da Rua Senador Flaquer, em Santo André, da empresa Masini & Gianotti, onde funciona o teatro Carlos Gomes. Pela firma assina Arthur Gianotti, italiano.

1964 – Criado o Grupo Escolar de Vila Palmares, atual EE Rene Caram, instalado em 16 de fevereiro de 1965.

Hoje

- Dia do Estatuto da Terra

- Dia da Reforma Agrária

- Dia do Teólogo

- Dia do Síndico

Santos do dia

- Santo André. Um dos 12 apóstolos de Cristo. O primeiro a ser discípulo de Jesus. Patrono da extinta Vila de Santo André da Borda do Campo e do atual município de Santo André. Santo que dá o nome à Diocese do Grande ABC.

- Justina

- Troiano




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.