Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Hoje tem festa, o Tulica vai jogar

Prosseguiu sábado, no campo do Nacional, em Cidade dos Meninos, a IV Taça Tulica de Futebol, só com jogadores veteranos que fizeram história em Santo André. Uma única goleada e três jogos equilibradíssimos

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
28/01/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


“Quando o companheiro Saulo Leite chegava à Redação do Diário, ouvia, inevitavelmente, duas perguntas, minhas ou do Daniel Lima: ‘E aí, Saulinho, quanto foi? Quantos gols do Tulica?’”

Donizete Raddi, jornalista e professor, ex-Diário, na crônica Tulica, um Gol Impossível (blog Capital Social, 24-2-2012).

-----

Enquanto a bola rola no campo do Nacional pela IV Taça Tulica, Memória vasculha o Banco de Dados do Diário em busca dos gols de Tulica. Tarefa das mais fáceis, pois Tulica foi um artilheiro excepcional. 

Nesta pesquisa, a presença de João Colovatti, o repórter-fotográfico que acompanhou, jogo a jogo, a primeira fase de ouro no EC Santo André. O ano: 1985.

No domingo, 7 de setembro daquele ano, uma goleada: 6 a 2 sobre o Vasco da Gama de Americana, o que valeu ao Santo André o título de campeão do Grupo B da Primeira Divisão, por antecipação.

Tulica jogou com a camisa 10, trocando a 9 com Souza. E fez um gol. Vicente, com dois gols, foi o craque do jogo, segundo avaliação da Editoria de Esportes do Diário.

O Santo André jogou com Ronaldo, Robertão, Rodolfo, Flavio e Luis Augusto; Fernandinho e Souza (Fernandes), Celso Mota, Vicente, Tulica (Luizinho) e Rômulo.

TERCEIRA RODADA

(Sábado, 25-2-2020 – divulgação: Mauricio Silva)

- GM 0, Talebans 0

- Melhor Idade 0, Polo Esportivo 4

- Nacional 2, Santo André 1

- São Jorge 1, Icontafisco 1

O projeto gráfico do Diário

Há 30 anos, o Diário do Grande ABC dava sequência à reformulação gráfica iniciada alguns meses antes. Várias novidades eram adotadas: 

- Criação da coluna Meio Ambiente.

- Mudança no tipo (ou desenho das letras) dos títulos de seus textos: adotava-se o tipo Califórnia, em lugar do English Times. Ideia era dar mais leveza e elegância na apresentação das matérias.

- Todos os textos com mais de dez linhas seriam assinados pelos autores, seguindo um padrão internacional, adotado pelos jornais do mundo, mas então ainda pouco frequente na Imprensa brasileira. 

As assinaturas reforçariam os vínculos entre repórteres e editores do jornal com seus leitores e suas fontes de informação. 

A maior parte das alterações passou a vigorar na edição de 25 de janeiro de 1990.

Diário há 30 anos

Domingo, 28 de janeiro de 1990 – Ano 32, edição 7288

Manchete – Collor (presidente eleito) busca investimento de japoneses.

Política – PT não organiza os conselhos populares após um ano nas prefeituras de Santo André, São Bernardo e Diadema.

Contexto (Livio Rodrigues) – Os conselhos, entre o palanque e a realidade.

Movimento sindical – O Sindicato dos Gráficos do ABC elege sua primeira diretoria, com chapa única encabeçada por Isaías Souza Silva - chapa filiada à CUT.

Carnaval 90 – Imperatriz Mauaense homenageia o Rei Pelé.

Copinha – Empate entre São Paulo e Inter (1 a 1) tira o EC Santo André da Copa Juniores 1990.

Em 28 de janeiro de...

1920 – Tipógrafos do jornal O Estado de S. Paulo em greve. “A maioria deixou ontem de comparecer ao trabalho alegando razões que não podemos aceitar por motivos que serão oportunamente conhecidos dos nossos leitores”, diz o Estadão em editorial. Apesar da “parede”, o jornal vai às bancas, com oito páginas.

Estrada de Ferro São Paulo Railway, que cruza a região, suprime a concessão de passes gratuitos em suas linhas aos professores primários.

1940 – A II Guerra. Do noticiário do Estadão: Paris (United Press) – Todos os olhares convergem para Berlim, as capitais balcânicas e Roma, diante da perspectiva de que os países do Centro e Sul da Europa desempenhem proximamente papel de relevo neste drama da guerra.

1930 – Julião Lopes Garcia nasce em São Bernardo: saudoso colaborador desta página Memória.

1960 – Oswaldo Aranha falece no Rio de Janeiro. Foi chanceler, presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas e ministro da Fazenda e da Agricultura.

Hoje

- Dia do Comércio Exterior

- Dia do Portuário – lembra a abertura dos portos em 1808 por ocasião da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil

- Dia do Auditor Fiscal do Trabalho 

Santos do dia

- Leônidas

- Gonçalo do Amarante 

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 28 de janeiro:

- No Paraná, Apucarana e Pitanga

- No Pará, Castanhal

- No Rio Grande do Sul, Giruá e Santo Cristo

- Na Bahia, Iramaia

- Na Paraíba, Puxinanã

- No Mato Grosso, Rondolândia e Santo Antonio do Leste

Fonte:IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.