Economia Titulo
Braga: realismo tarifário garante segurança para investimentos no setor elétrico
27/03/2015 | 15:16
Compartilhar notícia


O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, defendeu nesta sexta-feira, 27, o "realismo tarifário" do setor elétrico, diante de um aumento de 48% no custo da energia no País, desde dezembro. Segundo ele, as medidas permitem uma "segurança para o sistema e investimentos", mas admitiu que há um "preço a ser mitigado pela sociedade".

Estudo divulgado hoje pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) indica que o País tem o custo mais alto de geração de energia entre 28 países pesquisados. "Energia mais cara do mundo é onde não tem energia", desconversou Braga.

"Estamos garantindo geração de energia e reestruturamos a questão econômica no setor, agora estamos com realismo tarifário. Está havendo um novo cenário. É verdade que há um preço a ser mitigado pela sociedade, pela economia, mas é a segurança que nós temos para que o setor elétrico seja capaz de fazer investimentos", afirmou Braga.

Segundo o ministro, o País está "se preparando para vencer o desafio de 2015" com investimento em inovação tecnológica. Ele afirmou que com a melhora nos reservatórios deve acontecer "um declínio do custo marginal de operação".

"O Brasil tem um desafio hídrico, depois do pior janeiro da série histórica; entramos com uma reservação muito baixa em 2015, ainda assim estamos vencendo o desafio e entregando energia. É verdade que queremos cada vez mais uma energia com custo menor, para isso estamos agregando inovação tecnológica, linhas de transmissão, diversificando geração de energia", completou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;