Economia Titulo
Produção industrial cresce em janeiro 13 ramos
Por
04/03/2015 | 10:30
Compartilhar notícia


A produção industrial cresceu em 13 dos 24 ramos investigados em janeiro ante dezembro, segundo os dados da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira, 4. O principal impacto positivo foi do segmento de produtos alimentícios, que avançou 3,9%, eliminando assim parte da perda de 4,5% acumulada em novembro e dezembro de 2014.

"A safra melhor de cana-de-açúcar na região Norte e Nordeste e a comparação com uma base fraca estão justificando essa alteração de ritmo (do setor de alimentos) em relação ao seu passado recente", disse André Macedo, gerente da Coordenação de Indústria do IBGE.

A produção de açúcar foi prejudicada no ano passado devido à quebra da safra de cana causada pela estiagem no País. "Era uma das principais razões para o comportamento de queda do setor de alimentos ao final do ano passado", ressaltou Macedo. Outras contribuições positivas relevantes para o total da indústria em janeiro ante dezembro foram das atividades de máquinas e equipamentos (7,6%), metalurgia (5,4%), indústrias extrativas (2,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (9,0%).

Entre os 11 setores da indústria que registraram retração na produção em janeiro estão as atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-5,8%); perfumaria, sabões, detergentes e produtos de limpeza (-4,8%) e confecção de artigos do vestuário e acessórios (-5,8%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;