Esportes Titulo Palmeiras
Atual campeão, Verdão dá adeus à Copa do Brasil

Time apresenta muitas falhas, perde do Atlético-PR por 3 a 0 e encerra busca pelo tri

Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
29/08/2013 | 00:37
Compartilhar notícia
Da AE


O atual campeão está fora. Os erros do Brasileiro da Série B vieram à tona e com futebol semelhante ao apresentado na derrota contra o Boa Esporte, no fim de semana, o Palmeiras deu adeus à Copa do Brasil. Jogando no Durival de Britto, em Curitiba, no Paraná, sucumbiu frente ao Atlético-PR, por 3 a 0. Agora, os paranaenses aguardam quem avançar de Inter e Salgueiro.

Apesar de ter carregado vantagem da vitória por 1 a 0 na semana passada, no Pacaembu, o Verdão mostrou-se sem ímpeto ofensivo – apesar da volta do atacante Leandro –, errou muitos passes, apresentou falhas defensivas e chamou o Furacão para cima. Quando pensou ou tentou reagir, já era tarde.

Como não poderia ser diferente, o Atlético-PR começou com tudo para cima do Palmeiras. Em menos de três minutos, Fernando Prass fez pelo menos duas boas defesas em arremates de Ederson, em chute da entrada da área, e de Luiz Alberto, em cabeçada perigosa. Aos 13, o goleiro palmeirense ainda saiu nos pés de Dellatorre para impedir o primeiro tento do Furacão.

A primeira boa chegada palmeirense foi aos 17. Luis Felipe fez bom lançamento para Leandro mas, na hora do arremate, Léo cortou e frustrou a tentativa do atacante. Mas logo veio outra tentativa atleticana com Dellatorre que, na frente de Prass, chutou para fora.

Na base da pressão, o gol parecia questão de tempo. E aos 33, aconteceu. Após cobrança de lateral para a área, Ederson deu toque sutil que encobriu o arqueiro palmeirense: 1 a 0.

Para a segunda etapa, os palmeirenses voltaram mais ativos. A conversa de vestiário do técnico Gilson Kleina parece ter feito efeito e o time conseguiu manter mais a posse. Por outro lado, não transformava tal vantagem em chances de gol. O Furacão, por outro lado, aparecia com perigo, sobretudo nas bolas que saíam ou passavam pelos pés de Paulo Baier.

E foi justamente o veterano quem aumentou a vantagem dos paranaenses, aos 21 minutos. Ederson arriscou com força da entrada da área, Fernando Prass espalmou para frente e Paulo Baier, com categoria, apenas completou para as redes: 2 a 0.

Em desvantagem, Gilson Kleina lançou Ronny no lugar de Charles, tentando dar mais vida ao ataque alviverde. Mas o tiro saiu pela culatra. Aos 30, Paulo Baier deixou a marcação no chão e cara a cara desperdiçou. Dois minutos depois, porém, Ederson não deixou barato. Após jogada pela direita, a zaga não acompanhou o avanço do atacante atleticano pelo meio, a bola chegou até ele, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo do gol: 3 a 0.

Aos 37, Ronny tentou devolver as esperanças ao Palmeiras em chute da entrada da área que passou perto. O Atlético ainda respondeu com Marcelo, que mesmo sem ângulo acertou a trave. Na pressão, Caio, Mendieta e Leandro ainda tentaram. Sem efeito. Assim, o campeão deu adeus.

Apatia da equipe deve servir de lição


O Palmeiras nem de longe demontrou a garra, disposição e força de vontade de alguns jogos recentes do Campeonato Brasileiro da Série B, quando mesmo saindo atrás no placar reuniu forças para alcançar a virada. Diante de um time de Série A, viveu choque de realidade e viu, apático, o Atlético-PR mandar no jogo. Assim, volta a São Paulo com gosto amargo de decepção na boca. 

“Não era do jeito que queríamos, futebol é assim. Temos de ter tranquilidade, todos vão embora de cabeça quente, temos de refletir para não repetir os erros. Tomara que sirva de lição para que na Série B nós não tenhamos que passar por vergonha assim”, destacou o volante Wesley, um dos mais apagados do time alviverde, na saída de campo.

O técnico Gilson Kleina, expulso de campo perto do fim da partida, insistiu em levar a campo três volantes (Márcio Araújo, Charles e Wesley). Se a tentativa era conter os ataques paranaenses, foi frustrada, afinal chamou ainda mais a equipe adversária para cima e, no fim das contas, teve de lidar com a derrota por 3 a 0.

O Verdão retorna hoje a São Paulo e se prepara para outra viagem, desta vez para Fortaleza, onde no sábado encara o Ceará, às 21h, no Estádio Castelão, pela Série B. Ao menos nesta competição, o Verdão por ora ostenta a liderança. Ainda existe dúvida sobre a presença do meia chileno Valdivia em campo, o que deve ser definido até amanhã.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;