Memória Titulo Memória
O molho pesto do Vittorio Stocco

Na 2ª Semana São Bernardo 2014, as fotos da Festa Italiana da Associação...

Por Ademir Medici
30/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na 2ª Semana São Bernardo 2014, as fotos da Festa Italiana da Associação dos funcionários Públicos, realizada há uma semana. Teve música lenta, tarantela, anos 1960 e 1970, macarrão, vinho, petiscos e uma iguaria especialmente preparada pelo Vittorio Stocco: molho pesto. Uma delícia!

Alegria em rever tanta gente da Prefeitura e Câmara. É fato: a velha Vila de São Bernardo passa pela Associação.

Para lembrar dona Regineta

Memória continua a ouvir dona Ilda dos Santos Rocco, são-bernardense, 80 anos. Com que emoção ela nos fala da querida dona Regineta.

* * *
Regina Rocco Casa, a dona Regineta. Numa charrete, trazendo seu terço, ela benzia a perna da minha mãe, que tinha erisipela. Enrolava a perna com um saco de farinha de trigo.

– Amanhã eu mesma venho tirar.

E vinha durante três dias. Era muito correta a dona Regineta. Só que agora você não encontra uma Regineta.

Em 30 de agosto de...

1914 – A Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: navios alemães postos a pique.

1934 – Antonio Rioto nasce em São Bernardo. Desde 1950 reside em Santo André. É o recordista em participações nos campeonatos de futebol do Clube Atlético Aramaçan.

1969 – Espetáculo musical folclórico no Ginásio Industrial Julio de Mesquita, em Santo André, reúne o Coral da Pirelli, conjunto de violões Célia Cruza e conjunto Os Jovens do Brás.

Nas ondas do rádio

Viagem no tempo, com Marcelo Lopes Duarte. Vinte e quatro horas por dia na internet: www.viagemnotempo.net . Aos sábados e domingos, o melhor do flashback, com canções populares brasileiras e internacionais; de segunda-feira a sexta-feira, o melhor da música instrumental. E mais: fotografias e notícias no tempo.

ESTADÃO AM (700) e FM (92,9). ESTADÃO ACERVO. Curiosidades históricas sobre o mês de setembro e porque é considerado o mês da renovação; um encontro que mistura história e tradições gaúchas, a festa Farroupilha; último capítulo da história dos cem anos do Palmeiras, ex-Palestra Itália. Apresentação: Geraldo Nunes. Hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

RÁDIO ABC (1570) – Causas Nobres. Notícias da região. Gente que ajuda gente. Comentários e entrevistas ao vivo. Edson Sardano, vereador de Santo André, falará, por telefone, sobre a Instituição Amélia Rodrigues. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje, por caso do horário eleitoral, às 14h.

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Elvis Presley, shows, apresentações em rádio e muita música (segundo de uma série de dois programas). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 30 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5610

Primeira Página – Santo André inaugura sacolão central amanhã, à Avenida dos Estados, 2.195.

Polícia – Soldado PM Martins impede fuga da cadeia pública de São Bernardo.

Futebol – Ontem, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista: Santos 2, Santo André 0.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 13

Organizar para recuperar a informação

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

A cultura administrativa está acostumada a pensar arquivo como trabalho operacional, braçal. Pegar documento, pôr dentro da caixa, pegar a caixa e botar na estante.

Primeira regra: o que preservar e eliminar?

Segunda regra: oferecer a justificativa expressa.

Objetivo: em menos de um minuto localizar qualquer coisa.

Meta: com a produção e a acumulação organizadas, recupero a informação.

Ou então: se a organização e a recuperação não forem organizadas, você tem o arquivo mas não pode se beneficiar dele.

Amanhã, a 14ª aula

Tripé integrado

Hoje

- Dia do Vendedor Lojista

Santos do dia

- São Félix e Santo Adauto (na estampa). Félix foi um presbítero romano. Ele e Santo Adauto foram martirizados em princípio do século 4.

- Ágilo

- Bv. Eustáquio Van Lieshout

- Gaudêncio

- João Juvenal

- Rosa de Santa Maria 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;