Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Natal: Deus se fez criança
Do Diário do Grande ABC
25/12/2019 | 09:16
Compartilhar notícia


Jesus Cristo é o ‘Sol de justiça’ (Mal 4,2) anunciado pelo profeta, que exclamou: ‘O povo que estava nas trevas viu uma grande luz’ (Is 9,2). O Natal é luz porque traz esperança. Em primeiro lugar para os pobres. Os pobres pastores foram os primeiros a serem convidados a visitar Jesus.

O Natal comemora o nascimento histórico de Jesus. Tornando-se um de nós Jesus o Filho de Deus vem fazer a experiência da compaixão e solidariedade. Existem dois modos de viver o Natal. De um lado os que se fixam na poesia e beleza do presépio, onde a alegria, simplicidade são ressaltadas. De outro lado, existem os que se fixam na mensagem natalina dos Evangelhos, o qual acentua a mensagem de justiça, fraternidade e paz. É este segundo olhar que somos convidados a ter.

Por um instante vivemos momento mágico de ternura e alegria. Mesmo quem não sabe ao certo se Natal é festa de Jesus ou do Papai Noel, sente-se tocado. O Natal é hoje festa universal. A noite se iluminou! Ao redor de uma criança o mundo gira em seu eixo agora reencontrado. Tudo que não é bondade perde seu sentido. Emerge das profundezas de mundo de pecado a certeza de que há primeiro uma inocência original, que pode ser constatada na gruta de Belém. O menino que nasce traz mensagem: tudo tem sentido! A miséria de nosso mundo visitado por Deus neste menino tem saída. Tudo terminará bem, pois, agora, Deus mesmo faz parte da humanidade.

Olhando a imagem de Jesus no presépio, tão bonito aqui na Catedral Nossa Senhora do Carmo, penso nas crianças. Sempre foi difícil ser criança, hoje talvez o seja mais. Não há acolhida para as crianças. Muitos casais comemoram como vantagem o fato de não terem filhos. Volta e meia narram-se dramas envolvendo crianças. Para educar a criança são necessários paciência, energia, não maltratar, nada de violência. Mas também não sufocá-la com amor que, às vezes, é sentimento de culpa. Aqui no Grande ABC, segundo dados recentes de janeiro a julho de 2019, a mortalidade infantil atingiu 678 crianças. A correria e o trabalho não permitem a muitos pais dar à criança a atenção que ela tem direito, mas o amor sabe fazer o impossível. Não se deve desanimar diante da tarefa de educar, mas assumir a missão.

Para celebrar, deixemos de lado todo medo para mergulharmos na alegria. É essa, aliás, a mensagem dos anjos: ‘Não tenham medo, anuncio-vos uma grande alegria: nasceu Jesus salvador!’ Deixe transparecer a criança que você carrega no interior. Procuremos ser bons, fazer de cada pessoa um próximo e de cada próximo um irmão.

Abraço a você, leitor, em especial aos meus colegas deste nosso querido Diário. Desejo Feliz Natal!
Dom Pedro Cipollini é bispo de Santo André.

PALAVRA DO LEITOR

Boas-Festas
O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Abra (Associação Brasileira de Reciclagem Animal); Equipe Atual Imagem Comunicação; Trombone Comunica; Museu A Casa do Objeto Brasileiro; Antonio Fabio Barbosa de Souza; Adriano Paulino de Souza; Agnaldo Aparecido Carneiro; Alan Ricardo Ruiz; Alexandre Matias; Álvaro Carvalho Moraes; Amauri Alves; André Luis Jesus de Morares; Atila Rodrigues de Carvalho; Breno Fernandes; Carlos Eduardo Leal de Moura; Cláudio dos Santos Cardoso; Daniel Ribeiro; Diogo Teodoro Darcolete; Eder Munhoz de Godoy; Edson dos Santos; Emerson dos Santos de Paula; Erick Montoliu Godoy Martins.

Feliz Natal – 1
Na condição de um dos assíduos leitores deste conceituado Diário desde o início de sua fundação, ou seja, há 60 anos, sinto-me no dever físico de parabenizá-lo pela sua relevante missão jornalística empreendida em todo decorrer do presente ano que ora se finda. Aliás, a missão jornalística do Diário foi sempre desde sua fundação na defesa dos princípios democráticos e na defesa inexorável da sociedade, e sempre isento da parcialidade. Estes princípios foram adotados desde seu início pelos seus fundadores, sendo um deles o grande idealista e inesquecível Danillo Dotto. Homem do meu tempo. Aqueles que lhe conheceram até hoje sentem saudades. Hoje mora no mundo celestial. É por essa razão que sou um dos seus leitores desde sua fundação. Por fim, felicito a toda família Diário Feliz Natal e próximo ano novo cheio de alegria, saúde e prosperidade.
Francisco Emídio Carneiro
São Bernardo

Feliz Natal – 2
O caminho, a verdade e a vida. Neste Natal, quero você envolvido comigo, em minha festa de renascimento. Posso contar com você?Assinado Jesus Cristo.<
Renzo Sansoni
Capital

Feliz Natal – 3
E novamente chegou o Natal, trazendo consigo sua costumeira alegria. Neste período em especial, as pessoas ficam mais corteses, mais amáveis, mais sensíveis. A gentileza corre solta por todos os dias do mês! São inúmeras confraternizações entre colegas de trabalho, antigos colegas de escola, amigos e familiares. Recebemos incontáveis votos de Feliz Natal e de ano novo cheio de realizações. Sim, é tempo de renovar nossas esperanças para que o próximo ano seja melhor! É hora de vestir-se de otimismo, de determinação. Afinal, tem novo ano nascendo! Tem novo recomeço te chamando! É tempo do arroz com passas, peru, pavê (ou pacumê), panetone etc. Ah, quase ia me esquecendo do Papai Noel! Lembro de meu pai, pois todo ano se vestia de Papai Noel e era requisitado pela vizinhança para entregar presentes aos pequeninos. As crianças gostam dessa história de Papai Noel, mesmo com certa desconfiança sobre sua existência. Elas querem mesmo é saber de receber presentes, assim como em seus aniversários. Aniversário? Puxa vida, é mesmo! Natal esta relacionado ao nascimento de alguém! Isso me lembra de história sobre certo aniversariante. Conta-se que no Natal costumava-se comemorar o aniversario Dele, que foi mártir, morreu crucificado por grande causa, passou inúmeros ensinamentos e mensagens de amor que parece terem caído no esquecimento da humanidade. Caso você saiba quem Ele é, reserve espaço nos seus festejos natalinos para homenagear este aniversariante, que morreu para nos salvar.
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Aprovada?
Será mesmo que Orlando Morando e a Secretaria de Educação da nossa São Bernardo, Silvia Doninni, aprovam a qualidade do material escolar, os que foram entregues em 2019 e os que serão em 2020 (Setecidades, dia 23)? Pergunto aos dois, falando de coração – claro, se for possível e não lhes causar nenhum incômodo –, se ambos dariam para seus filhos, sobrinhos ou netos esses materiais? Afinal, perguntar não ofende!</CS></CW>
Thiago Scarabelli Sangregorio
São Bernardo

Bolsonaro
Jair Bolsonaro só precisa entender que está presidente e ser diplomático e comedido em suas falas. Mas só pelo fato de interromper o nocivo bolivarianismo, acabar com as invasões, aprovar a reforma da Previdência para estancar o crescente deficit e criar condições para gerar emprego já valeu a pena. No fiel da balança, não obstante o Congresso Nacional desalinhado com o governo e o STF (Supremo Tribunal Federal) indeciso no combate ao crime, Bolsonaro em um ano foi mais produtivo que seus antecessores em duas décadas, além de afugentar o mal que assolava o Brasil e nos dar esperança de um futuro promissor.
Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)

Nada a comemorar
Pelos números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no auge da crise petista, entre 2015 e 2017, e consequentemente histórica recessão econômica, foram eliminados 2,873 milhões de vagas de emprego. Porém, com a medíocre recuperação da atividade econômica, apenas 1,494 milhão de novas oportunidades foram criadas, ou 50% das dizimadas. Sendo 858 mil em 2018, na gestão Michel Temer; e 948 mil com Jair Bolsonaro. Ou seja, nada a comemorar, já que o flagelo do desemprego ainda atinge 12,5 milhões de trabalhadores e outros 38 milhões de subempregados. Infelizmente, esse é o quadro deprimente que o Brasil entrega a seus filhos. Sem crescimento econômico, sem infraestrutura para transporte da produção, sem qualidade na educação, saúde, saneamento básico etc.
Paulo Panossian
São Carlos (SP) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.