Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Títulos. Letras. A revolução pela escrita
Por Ademir Medici
30/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


“A mulher de vestido estampado primaveril cutuca o cavalheiro para que acelere o passo e agite mais a dança. O rodopio do cavalheiro surpreende a dama e ela sorri desengonçada ao mesmo tempo em que o olhar é de aprovação.”
Glafira Menezes Corti, em O Som Que Atrai, Distrai e Abstrai, no livro Baila comigo?

***

A Editora Matarazzo lança mais uma série de livros sobre memória, com crônicas, contos e poesias. Entre os autores, Thais Matarazzo, Paulo S. Ramos Filho, Paulo Camargo, Thomaz Miranda e vários outros que participam de antologias. A série é complementada pelo número 1 de uma revista focalizando escritores brasileiros contemporâneos.

“A ideia é ter uma aproximação com os autores iniciantes, dos escritores que ainda não são conhecidos, independentes, alternativos, sebos, pequenas livrarias e editoras”, escreve Thais em editorial. Portal: www.editoramatarazzo.com.

As verdades sobre a rede da legalidade

Texto: Milton Parron
Memória leva ao ar hoje o segundo programa sobre a rede da legalidade, movimento cívico-político dos mais marcantes na vida brasileira.

Em 1961, as tratativas entre as forças políticas e militares antagônicas, reunidas na Capital Federal e em várias capitais dos Estados, foram possíveis pelas ondas do rádio. 

Várias emissoras espalhadas pelo Brasil, em rede simultânea e quase ininterrupta, transmitiam as exigências de cada lado das partes envolvidas.

Políticos, muitos dos quais hoje são nomes de logradouros públicos, assim como militares de alta patente e representantes do clero, participaram daquela verdadeira maratona cívica.

Muito já se escreveu a respeito da ‘rede da legalidade’ e muito de inverdade foi dito, e muito mais foi omitido.

Por se tratar de assunto volta e meia abordado em provas de vestibulares, certamente o assunto é de grande interesse das gerações mais jovens e, para os mais antigos, um deleite recordar os dias de angústia que a nação viveu 58 anos passados.

Este segundo programa coincidirá com o cinquentenário da eclosão do golpe de 1964 e que consistiu na derrubada do próprio João Goulart que a tão duras penas havia assumido o governo em 1961.

EM PAUTA
Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)A Rede da Legalidade – segunda e última parte.
Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br .

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 30 de março:
- Em São Paulo, São Bento do Sapucaí, Orlândia e Jambeiro
- Na Bahia, Barrocas, Luís Eduardo Magalhães e São Francisco do Conde
- Em Santa Catarina, Campos Novos, Capivari de Baixo, Cordilheira Alta, Coronel Martins, Macieira, Morro Grande, Ponte Alta do Norte, Sangão, São Cristóvão do Sul e Vargem Bonita
- Em Pernambuco, Ipojuca
- No Espírito Santo, Itaperimim, Ponto Belo e São Domingos do Norte
- Na Paraíba, Pedra Branca
- No Acre, Plácido de Castro
- No Maranhão, São Bento
- No Piauí, São Gonçalo do Piauí

Fonte: IBGE

Interação com Facebook
 

‘Odisseia do escritor (brasileiro)’

No tempo do Machado de Assis era diferente. O Brasil evoluiu. Naquela época não havia nem IR. Agora tudo é mais cruzado novo.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 30 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 30 de março de 1989 – ano 31, edição 7026

Manchete – Fiesp recomenda 15% a metalúrgicos; categoria quer 49% e já ameaça com nova greve
- O Conselho Monetário Nacional aprovou o lançamento da cédula de 100 cruzados novos (NCz$), que traz no anverso a efígie da poeta Cecília Meireles.
- Falta de carne traz o ágio de volta.
Cena política (Joaquim Alessi) – Enquanto os vereadores discutem a respeito do baile, o povo dança.
Primeira divisão – Em Catanduva, Grêmio Catanduvense 2, Santo André 0.

Em 30 de março de...

1914 – Joaquim Monteiro, chefe do posto telegráfico da Estrada de Ferro em Guapituba, a um quilômetro de Ribeirão Pires, assassina a facadas o seu subordinado e patrício, Avelino Rodrigo Liberato, 25 anos.
1929 – São Caetano EC realiza festival dramático-dançante. Era o sábado de Aleluia. Encenado o drama Os Dois Sargentos, de D’Aubigny, com vários atores locais. Na sequencia, “pomposo baile à fantasia”.
1939 – Ato número 338 da Prefeitura de Santo André abre crédito especial de 40 contos de réis para pagamento da quota devida pelo município ao departamento das municipalidades.
1964 – Proferida a aula inaugural na FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em seu novo campus, no bairro Assunção, São Bernardo, antigo Recanto Santa Olímpia.
1984 – Governo estadual estudava a criação de cinco reservatórios, um deles de esgotos, para compartimentar a Represa Billings e torná-la menos poluída.

A festa dos craques eternos
Texto: Mauricio Silva

A III Copa Tulica, em Santo André, conhecerá hoje o campeão. Após derrotarem os seus adversários nas semifinais, disputadas no último sábado, as equipes do Icontafisco e Ipanema fazem a finalíssima, no campo do Nacional, em Cidade dos Meninos.

O Icontafisco é o atual campeão. Entra com certo favoritismo, mas é só a bola rolar e tudo pode acontecer.

A preliminar, às 8h30, será entre São Jorge/Humaitá e Reapar Parafusos. Disputarão o terceiro lugar. O jogo do título começa às 10h30.

Resultados das semifinais: Reapar parafusos 0, Icontafisco 3; São Jorge/Humaitá 0, Ipanema 1.

Santos do Dia

- João Clímaco. Abade nascido na Palestina.
Escreveu o livro Escada do Paraíso. Faleceu no Monte Sinai, em 605.
- Régulo
- Donino




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.