Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sábado, 20 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
A rua do Cine Lourdes e da estação telefônica

E a Serraria São José de Damião Pagnozzi e Irmão

Ademir Medici
27/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Em 1940, a estação ferroviária de Ribeirão Pires teve um movimento de entradas e saídas de 21,5 mil vagões. Durante o ano foram emitidos 80 mil bilhetes. A estação era chefiada por Sizenando Galvão Bueno e possuía 18 empregados.

***

Paralela à estrada de ferro, correndo ao longo do centro baixo de Ribeirão Pires, a Rua Capitão José Gallo abrigava, em 1941, a estação da CTB (Companhia Telefônica Brasileira), a residência e o consultório do médico Felício Laurito, o então moderno Cine Lourdes, empórios diversos e, bem no seu início – número 3, telefone 46 – uma filial da paulistana Serraria São José.

São informações registradas pela revista Ferrovia, que Memória tem folheado nesta Semana Ribeirão Pires, que se encerra hoje.

Naquele tempo, a Serraria São José pertencia a Damião Pagnozzi e Irmão. A matriz ficava na Avenida Celso Garcia, no bairro do Brás, em São Paulo.

Sobre a Damião Pagnozzi e Irmão, escreve Ferrovia: “(Ribeirão Pires) Conta, ainda, com uma grande serraria, que fornece toda a sorte de esquadrias às localidades vizinhas”.

Pelo nome ‘São José’, localização e descrição, imaginamos que esta serraria, das grandes toras fotografadas, seria posteriormente adquirida pela família Sortino.

Do nascente parque industrial de Ribeirão Pires fazia parte a Usina São Luiz, de J. B. Duarte, com fábrica também no Ipiranga e que produzia o óleo de amendoim Vida.

Em 27 de março de...

1919 – Na estação Rio Grande (hoje Rio Grande da Serra), o menino Manuel de Almeida, de 5 anos, é atingido na cabeça por uma tora de madeira. Há suspeita de fratura na base do crânio. O pequeno é internado no hospital de misericórdia, em São Paulo.
Internacional
- Do noticiário do Correio Paulistano: “Paris, 26. Epitácio Pessoa, chefe da delegação brasileira à Conferência da Paz, recebeu de Clemenceau, presidente do Conselho de Ministros da França, apoio à defesa dos interesses brasileiros à conferência. Em seguida, Pessoa conferenciou durante uma hora com o presidente Wilson, dos Estados Unidos”.
- Do noticiário do Estadão: na Hungria, é preso pelos revolucionários o coronel Vix, chefe da missão militar francesa naquele país.
1974 – Iniciados os trabalhos de perfuração no Estádio Bruno Daniel, em Santo André, para colocação de postes de iluminação artificial provisória, o que permitirá a realização de jogos noturnos.
1984 – Criada a Associação de Compras Comunitárias.
2014 – Dois escritores do Grande ABC, Antonio Possidonio Sampaio e Alexandre Takara, proferem palestra na Biblioteca Nair Lacerda, em Santo André. Tema: a luta contra a repressão na região.
Memória escrevia, divulgando o evento: “Possidonio e Takara representam o melhor da nossa intelectualidade. Daí porque sugerimos aos organizadores que gravem, com perfeição, equipamento de primeira, as falas, e depois as divulguem. O estudante, em especial, tem muito a receber desses meninos de tantas frentes e participações. Compareça. É de graça”.

Interação com Facebook
 

‘O gênio, entre o sonho e a realidade’

Esse negócio de cultura serve apenas para papo-furado em botequim. Garçom, mande uma cerveja estupidamente gelada. E quebra-gelo para os três.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 26 de março de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Hoje

- Dia Mundial do Circo e do Artista Circense, em homenagem ao palhaço Piolim, que nasceu em 27-3-1897
- Dia do Reservatório Billings (lei estadual 12.365, de 27 de abril de 2006). É que em 27 de março 1925 o presidente da República, Arthur Bernardes, assinava o decreto 16.844, aprovando o plano de obras da Light voltado à produção de energia. O Rio Grande seria represado e nasceria a Represa Billings.

A propósito do Dia Nacional do Circo
-Há 30 anos, a TV Cultura exibia o curta-metragem Pula Violeta, filme de 1981, com os palhaços andreenses Estrimilique e Tontolino. Trabalho de Heitor Capuzzo e José Armando Pereira da Silva, colaboradores do Diário.

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de março de 1989 – ano 31, edição 7023

Política – Articulação deverá controlar diretórios petistas da região. Trata-se da mais poderosa corrente interna do partido.
Negócios – A Refesa (Rede Ferroviária Federal) controlará terminal da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista) situada na Avenida dos Estados, em Santo André.
A mudança vai assegurar o escoamento de chapas de laminados por um trem que, diariamente, transportará o material de Santo André para Cubatão, onde está instalada a sede da Cosipa.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 27 de março:
- Em São Paulo, Bento de Abreu, Itirapuã, Mairiporã e Presidente Epitácio
- Em Minas Gerais, Caldas e São Geraldo
- No Ceará, Choró, Fortim e Itaitinga
- No Pará, Magalhães Barata
- Na Bahia, Ouriçangas
- No Paraná, União da Vitória
Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.