Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Cinco dicas para cuidar do seu veículo antes de pegar a estrada no fim de ano
Da Redação
Do Garagem360
04/12/2019 | 10:48
Compartilhar notícia


Com a proximidade das festas de fim de ano e o período de férias, muitos motoristas pegam as estradas para viajar. Nesse período, em que o volume de carros aumenta nas rodovias, é importante maior atenção por parte dos condutores, até porque não é raro ver um veículo parado no acostamento esperando por auxílio.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

“Em dezembro inicia-se o verão e vale a pena lembrar que, junto com o calor, a estação também é conhecida por fortes chuvas”, diz Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. “Por isso, é importante avaliar itens que podem fazer a diferença em um ambiente de água na pista e no vidro dianteiro, como pneus e limpadores de para-brisa”, completa Claudio Cardoso, gerente dos centros automotivos da empresa.

Por conta das viagens de fim de ano, o Garagem360 e a Porto Seguro Auto prepararam algumas dicas para quem vai viajar.

Fique atento aos limpadores
Ter uma boa visibilidade é essencial para manter a segurança na época de chuvas. Por isso, os limpadores de para-brisa devem estar em perfeito estado. Riscos de borracha no vidro e o som emitido pela peça são indícios de que está na hora de trocar.

Verifique os faróis e lanternas
Falhar lanterna ou farol na estrada à noite é perigoso. Em caso de chuva, quando o ambiente tende a ficar mais escuro, o farol precisa estar aceso. Por isso – e por uma questão de segurança – o motorista deve estar atento à revisão das luzes dos faróis e lanternas.

LEIA MAIS: Peugeot confirma chegada do novo 208 ao Brasil

Veja anúncios antigos de carros que marcaram época

Observe os pneus
Andar com os pneus muito gastos é extremamente perigoso. Além de gerar multas, a prática compromete a aderência à pista. Observe os sulcos do pneu. Dentro deles, estão inseridas pequenas elevações na borracha que funcionam como marcações de segurança. Fique atento às pequenas avarias que podem facilitar rasgos, vazamentos e até desmantelamento da borracha.

Manutenção dos freios em dia
Manter o sistema de freios – que inclui discos, pastilhas – em boas condições é essencial para o bom funcionamento do veículo e para garantir a segurança do motorista. É importante atentar a ruídos ou a demora ao frear, pois são alguns indícios da necessidade de manutenção.

Atenção com o óleo lubrificante
O óleo lubrificante é essencial para um bom desempenho do veículo com menos esforço, diminuindo assim o atrito das peças e ajudando a refrigerar o motor. Por isso, é importante conferir semanalmente seu nível por meio da verificação da vareta de óleo, bem como observar possíveis vazamentos. É preciso se atentar também a data de troca do lubrificante e a quilometragem do produto na etiqueta de óleo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.