Cultura & Lazer Titulo Cinema
Telonas invadidas por super-heróis

Adaptações de quadrinhos prometem tomar
conta das salas de cinemas ao longo deste ano

Por Luis Felipe Soares
03/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Parte do calendário de estreias de cinema deste ano saiu direto das páginas das histórias em quadrinhos. É que a aposta no potencial dos super-heróis nas telonas está mais em alta do que nunca e a temporada promete ser uma das mais recheadas pelo gênero, pronta para entrar na história da cultura pop.

A lista de possíveis blockbusters conta com personagens consagrados e algumas caras novas, como é o caso de Deadpool (estreia agendada para o Brasil em 11 de fevereiro). O falastrão assassino da Marvel Comics teve participação vergonhosa no criticado X-Men Origens: Wolverine (2009) e agora tenta redenção. Ryan Reynolds (o mesmo da interpretação anterior e, talvez, o único ponto que tenha agradado o público na ocasião) vive o herói, cujas histórias mesclam violência e humor, sem contar o fato de que ele vive conversando com os leitores ao quebrar a chamada ‘quarta parede’. Detalhe: a atriz brasileira Morena Baccarin (do seriado Homeland) está no elenco como o par romântico do protagonista.

Duelo entre mocinhos - Um dos longas mais esperados é Batman vs Superman: A Origem da Justiça (24 de março), cuja premissa é colocar frente a frente os principais nomes da DC Comics, sem contar a presença da Mulher-Maravilha. Entre brigas e reviravoltas entre os mocinhos de metodologias completamente diferentes, o objetivo é que o filme sirva de pontapé inicial para a formação da Liga da Justiça nas telonas nos próximos anos. Os figurinos originais, incluindo a armadura especial construída por Bruce Wayne (Ben Affleck) para a batalha, passaram pelo Brasil no começo de dezembro como atração da Comic Con Experience 2015.

Outro confronto que promete lotar as salas é Capitão América: Guerra Civil (4 de maio), adaptação de um dos arcos dos quadrinhos mais elogiados dos últimos tempos. A terceira aventura solo do personagem separa os Vingadores em dois grupos que entram em conflito por questões ideológicas, com o protagonista de um lado e o Homem de Ferro liderando a outra parte.

Dividida entre fãs e haters, a franquia X-Men ganha outro capítulo com roteiro que leva os Filhos do Átomo para a década de 1980. X-Men: Apocalipse (27 de maio) chega com sinopse que envolve possível destruição da humanidade com o despertar do antagonista que dá nome ao título, o primeiro mutante da Terra.

Apesar de ser pouco conhecido pelo público – incluindo até mesmo quem acompanha o mundo das HQs –, o Esquadrão Suicida (5 de agosto) tem agitado a internet. A história reúne vários vilões da DC Comics, casos de Arlequina (Margot Robbie) e Pistoleiro (Will Smith), em equipe chamada pelo governo para situações extremas. Uma das cartas na manga da produção é contar com a nova e polêmica versão do Coringa, agora interpretado pelo oscarizado Jared Leto.

O calendário será encerrado com acréscimo de peso para o universo Marvel na sétima arte. Com Benedict Cumberbatch encabeçando o elenco, Doutor Estranho (3 de novembro) entrará em cartaz com a missão de colocar boa dose de energia cósmica no projeto cinematográfico da editora. A versão do arrogante cirurgião que sofre acidente de carro e tenta lavar a alma por meio de magia teve as primeiras fotos divulgadas com exclusividade pela revista Entertainment Weekly em sua última edição para surpresa dos leitores. Os geeks terão agenda cheia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;