Memória Titulo Memória
Um circo em Santo André: vai nascer a Lira
Ademir Medici
17/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Atenção, amigos da Corporação Musical Lira de Santo André: esta semana é muito importante. A mais antiga banda do Grande ABC está completando 100 anos, já que foi fundada em 21 de abril de 1918.

Em nome de João Magliano Filho, hoje o mais antigo componente da Lira de Santo André, Memória convida vocês a estarem na Câmara Municipal amanhã, às 19h, quando uma sessão solene será realizada em homenagem a este centenário.

A iniciativa parte de um jovem vereador, Edilson Fumassa. E a Lira, que animou tantas sessões solenes, tem agora a sua vez. 

Torcemos para que a apresentação musical seja gravada e possa, posteriormente, ser transmitida no programa Memória na TV, do DGABC TV, que inaugurará o seu segundo ano pelo DOL (Diário On-Line) – www.dgabc.com.br 

REGISTRO HISTÓRICO

João Frederico contou ao Diário como a Lira de Santo André foi formada. A entrevista, concedida ao jornalista Hildebrando Pafundi, foi publicada em 10 de maio de 1970.<TB>Frederico era o último fundador que permanecia em atividade na Banda Lira.

Eu tinha 16 anos. Trabalhava como lustrador de móveis e estudava à noite. Tocava ‘trampa’, um instrumento que nunca abandonei.

Um dia anunciaram que um grande circo chegaria à cidade. Houve um entusiasmo geral. Homens, mulheres, velhos e crianças comentavam o fato. Naquele tempo o circo era um acontecimento importante.

Eu já nem lembro o nome do circo, mas sei que foi ele que deu origem à banda.

Na noite da estreia, todos os músicos da cidade foram ao circo. Convidados, tocamos com muito entusiasmo. Quando o circo foi embora nós aproveitamos o entusiasmo da rapaziada e no dia 21 de abril de 1918 fundamos a banda.

Fomos comprando os instrumentos aos poucos, e o falecido prefeito Saladino Cardoso Franco emprestou o dinheiro para o primeiro uniforme.

No dia 1º de maio de 1919 a banda participou de diversas festas e três dias depois devolvemos o dinheiro ao prefeito.

ILUSTRAÇÃO

A foto nos remete a Mogi das Cruzes em 1º de dezembro de 1927, com a presença da Banda Lira de Santo André. Mogi das Cruzes comemorava a restauração da independência portuguesa, ocorrida em 1º de dezembro de 1640.

Em 1927 mesmo, dias depois da apresentação, Luiz Massaini, maestro da Lira andreense, recebia esta foto, enviada por José Fortunato Mendes, agente de ‘A Pátria Portuguesa’.

Diário há 30 anos

Domingo, 17 de abril de 1988 – ano 30, edição 6729

Manchete – Construção civil ameaçada de paralisação

Política – O governador Franco Montoro concede entrevista exclusiva ao Diário, prega resistência e admite a criação de um novo partido político. “PMDB perdeu sua essência”, declarou Montoro à jornalista Maria Ângela Figueiredo. Nasceria o atual PSDB, do tucanato.

Em 17 de abril de...

1908 – Sindicatos dos Tecelões e dos Marceneiros de São Bernardo participam do 2º Congresso Operário Estadual de São Paulo. 

1973 – Prefeituras de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra estudam a criação do CIPS (Consórcio Intermunicipal de Promoção Social).

Prefeitura de Santo André inicia a segunda etapa do plano de demolição dos prédios da Avenida Quinze de Novembro, entre a Rua Delfim Moreira e o atual Viaduto da Acisa.

Presidente Medici anuncia a criação de regiões metropolitanas em várias capitais, incluindo São Paulo.

Hoje

Dia Mundial do Hemofílico ou Dia Mundial da Hemofilia. Homenagem a Frank Schnabel, fundador da Federação Mundial de Hemofilia, nascido neste dia.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 17 de abril:

Em São Paulo, Jarinu. Instalado em 17 de abril de 1949, quando se separa de Atibaia.

No Rio Grande do Sul, Arroio do Padre, Pinhal da Serra, Santa Margarida do Sul e Taquara

No Maranhão, Bacabal

Na Bahia, Barro Preto

Na Paraíba, Ibiara

No Paraná, Maripá, Marmeleiro e São José das Palmeiras

No Rio de Janeiro, São Sebastião do Alto

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Aniceto. Nasceu na Síria e foi papa entre 154 e 166, ano em que foi martirizado.

Roberto de Molesques




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;