Memória Titulo
Assim Ribeirão Pires faz memória
Ademir Medici
06/04/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 Pela antiga rádio comunitária ‘Serrana’ destacou-se um programa chamado Nostalgia, sob o comando do professor e maestro Américo Del Corto. A emissora mudou de nome, para ‘Pérola da Serra’, o programa virou Reminiscências. E por 12 anos fez o maior sucesso em Ribeirão Pires.

“Foi no intervalo da apresentação desse programa, em agosto de 2010, que Américo Del Corto sugeriu aos colaboradores Octavio David Filho, Idair Didi dos Santos, Arnaldo Boaventura e a mim, que estava nos bastidores da rádio, a criação de uma entidade que guardasse e zelasse pela memória da cidade”, relembra Pedro Cordeiro. Nascia a Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires.

Durante o programa, Del Corto e convidados contavam histórias, hoje divulgadas em seus livros e/ou perpetuadas nas fitas de áudio que Ademar Bertoldo guardou – e que repassou a esta página Memória. Contamos uma história.

 

A LIRA

Na década de 1940, anualmente, realizava-se uma quermesse no alto do velho morro de Santo Antonio, hoje desaparecido. Depois de um desentendimento com o proprietário do morro, Rafael Oliva, as quermesses ali foram proibidas.

Que remédio! Os organizadores procuraram outro local, e um segundo morro foi escolhido, também dedicado a Santo Antonio, na entrada da cidade.

Agora era preciso convencer o vigário a realizar as celebrações no novo local. Talvez por ter ficado ao lado de Rafael Oliva, o vigário recusou-se.

Era preciso procurar outro padre. Recorreu-se à igreja Católica Apostólica Brasileira, que chegava a Ribeirão Pires. A Lira de Ribeirão Pires dividiu-se:

1 – Uma parte dos músicos só abrilhantaria a quermesse se o vigário da Matriz comparecesse.

2 – Outra corrente só tocaria para o novo padre, da Igreja Brasileira.

3 – A terceira corrente tocaria sob quaisquer condições, defendendo a ideia de que a música deveria ficar neutra naquela celeuma.

Arrematou Del Corto: “Eu fazia parte da corrente número três, mas a polêmica não se resolveu e em 1949 a Lira de Ribeirão Pires foi dissolvida, dez anos depois da sua formação”.

 

CORREÇÃO

Em artigo anterior informou-se que o hino do Ribeirão Pires FC era de autoria de Américo Del Corto. Errado. Seu verdadeiro compositor foi José Petronilho Gonçalves.

 

ILUSTRAÇÕES

Os livros de Américo Del Corto. Seguem-se as capas, reproduzidas por Pedro Cordeiro, da Associação Pró-Memória de Ribeirão Pires.

 

Em 6 de abril de...

1918 – O advogado e professor Spencer Vampré é admitido como integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Nota – Dr. Spencer Vampré (1888-1964) teve papel importante, em 1917, no retorno às atividades da Tecelagem Ipiranguinha, em Santo André. Foi também jornalista, deputado estadual e diretor da Faculdade de Direito de São Paulo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: desembarque de marinheiros japoneses em Vladivostok, cidade portuária da Rússia.

1933 – Região comemora pela primeira vez o Dia do Patriarca, em homenagem a José Bonifácio de Andrade e Silva, o Patriarca da Independência, falecido em 6-4-1838. O 6 de abril passa a ser o Dia do Patriarca.

1968 – Daniel Teixeira Braga, da AA Mercedes-Benz, vence a Prova da Lanterna, organizada pelo News Seller.

1973 – Os prefeitos do Grande ABC indicam os novos curadores da Fundação Universitária do ABC, Faculdade de Medicina:

Santo André: José Amazonas, Francisco Cocci e Oseas de Castro Neves.

São Bernardo: Sérgio Mancuso, Nevino Rocco e Attílio Zoboli.

São Caetano: Enéas Chiochetti.

Acidente trágico nas obras de construção da Avenida Perimetral, em Santo André. Galeria desmorona. Morre um operário e outro fica ferido.

1978 – Hermeto Pascoal estreia show em Santo André. O músico tem uma relação estreita com a cidade, a quem dedicou uma música: Forró em Santo André.

2013 – Estreia, na Rádio ABC, de Santo André, o programa Causas Nobres. Produção e apresentação: Antonio Dalto (ex-Rádio Diário). O programa saiu do ar em 2017.

 

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 6 de abril de 1988 – ano 30, edição 6719

Manchete – CEI (Comissão Especial de Inquérito) confirma fraudes no Semasa (em Santo André) e exige punições

Humanismo – PM encontra bebê no Centro de São Bernardo, em plena Praça Lauro Gomes.

Novos Tempos – Empresa de Mauá proíbe a admissão de fumantes. Iniciativa é da Polipel Embalagens Ltda.

Memória – E aí vem a Porcelana Mauá.

Polícia – PM anuncia novos batalhões no Grande ABC: em 1988, em Diadema; em 1989, em Mauá.

 

Hoje

Dia Mundial da Atividade Física

 

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 6 de abril:

Em São Paulo, Pedra Bela

Na Bahia, Boquira

Em Pernambuco, Limoeiro

No Maranhão, Rosário

Em Sergipe, Santana do São Francisco

Fonte: IBGE

 

Santos do Dia

Marcelino, doutor da Igreja

Catarina de Pallanza

Celestino I

Diógenes

 

A fauna do Grande ABC

Savacu ou socó

Uma ave da família das garças. O bico é comprido e afilado, o que facilita a sua alimentação, exclusivamente de peixe, que pesca com muita destreza. Mais um motivo para lutarmos, sempre, pela preservação da Represa Billings.

O manancial representa fonte de vida para uma série de espécies, como o socó.

O socó é uma ave diferente. Dorme dando cochilos durante o dia. Mantém-se ativa também durante a noite. Emite grunhidos durante o voo – cróoo, cróoo... A vocalização soa grave, rouca.

O socó convive bem com outras espécies que se alimentam de peixes, entre eles o biguá, garça, martim-pescador e mergulhão-caçador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;