Memória Titulo Memória
Um biólogo em Riacho Grande
Ademir Medici
21/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Sessenta anos do Diário do Grande ABC – e a série de 60 entrevistas especiais que o jornal vem publicando diariamente tem sido o carro-chefe das celebrações; 30 anos de página Memória, caminhando para o ano 31; e o primeiro aniversário do programa Memória na TV, à disposição de você, leitor, no DOL, o Diário On-Line, com as mais de 50 edições armazenadas no site www.dgabc.com.br .

E para celebrar esse primeiro aniversário de Memória na TV, as atenções se voltam a um trabalho poucas vezes abordado: a fauna e a flora da Serra do Mar, cuja intensidade maior concentra-se no Grande ABC.

Amanhã apresentaremos, na TV, o biólogo, professor e fotógrafo Claudinei Correia de Mello. As imagens de hoje são um trailer das aulas que virão.

Relata o professor Nei, na entrevista que irá ao ar amanhã: “Eu morava no Centro de São Bernardo, na Rua Lusitânia. Ali tinha uma clínica veterinária. Como biólogo, minha paixão era trabalhar com animais. Frequentava Riacho Grande. Sempre considerei a flora local muito bonita. Fiquei apaixonado. Resolvi comprar uma pequena área. Moro lá há dez anos, depois da Balsa João Basso. Mais próximo da natureza, da Mata Atlântica, encontrei uma forma de me dedicar mais à pesquisa”.

INVENTÁRIO

Nei tem feito um verdadeiro inventário da flora e fauna do que chama remanescente da floresta nativa. Vejam os dados por ele apontados:

A Mata Atlântica é extensa. Tem mais de 1 milhão de quilômetros quadrados. Segue do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Envolve 17 Estados. Foi muito devastada desde o descobrimento oficial do Brasil, com o corte do pau-brasil.

Hoje um dos maiores remanescentes é a região Sudeste, área à qual Nei Mello se dedica, fotografando e identificando espécies.

INTERAÇÃO

A Lei de Proteção aos Mananciais, de 1976, ajudou na preservação da natureza. Mas não é suficiente.

Cada devastação que acontece – como a construção do Rodoanel e a abertura de um loteamento clandestino – exige que se refaça a floresta. Demora muito. O processo de interação entre as espécies é longo. Coisa de 100 anos. A Mata Atlântica possui espécies exclusivas. Seus animais possuem uma interação com a vegetação, o que demora séculos.

Diário há 30 anos

Domingo, 20 de março de 1988 – ano 30, edição 6706

São Bernardo – A Sociedade Amigos da Pauliceia inaugura um espaço destinado à história, na data do seu 31º aniversário de fundação. São reunidos filmes, fotos, objetos. Na presidência da SAB, Oscar Lavezo; vice-presidente, José Pedro Santini.

Futebol – Um importante mas anônimo exército no EC Santo André, formado por médicos, massagistas, roupeiros, lavadeiras, gandulas. Reportagem: Divanei Guazzelli, com fotos de Luciano Vicioni.


Em 21 de março de...

1918 – Adoece o vereador João Caçapava, vice-prefeito de São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: combate aéreo entre ingleses e alemães; 19 aviões alemães abatidos.

1978 – Tem início a demolição de casas da Vila Império, em Rudge Ramos, São Bernardo. As residências estavam afetadas pelas enchentes cíclicas do Ribeirão dos Meninos.

Santos do Dia

Nicolau de Flue

Berilo

Lupicínio

Santúcia

Hoje

Dia Mundial da Infância

Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Dia da Floresta Mundial

Dia Internacional da Síndrome de Down

Dia Nacional da Terra

Dia Mundial do Sono (OMS)

Dia Mundial da Poesia (Unesco)

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de:

Américo Brasiliense

Barão de Antonina, Barra do Turvo e Borborema

Campo Limpo Paulista e Coronel Macedo

Dumont

Estrela do Norte

Francisco Morato

Iperó, Ipeúna, Itapura e Itupeva

Lindoia e Louveira

Mira Estrela, Mombuca e Monções

Narandiba e Nova Independência

Orindiúva

Pindorama e Potirendaba

Rafard, Ribeirão do Sul e Roseira

Santa Clara D’Oeste, Santa Ernestina e Santana da Ponte Pensa

Tarabai e Teodoro Sampaio

União Paulista

Várzea Paulista

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 21 de março:

Em Roraima, Alvorada D’Oeste

Em Sergipe, Boquim

No Rio Grande do Norte, Brejinho

Em Santa Catarina, Indaial

Na Bahia, Monte Santo e Tucano

No Paraná, Telêmaco Borba.

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;