Cultura & Lazer Titulo
Luísa Maita estreia com 'Lero-Lero'
Por
03/08/2010 | 07:09
Compartilhar notícia


No ano passado, um burburinho entre a imprensa especializada em música dava conta de uma jovem cantora e compositora paulistana de nome Luísa Maita. Na época, ela ainda não havia lançado um disco. Na realidade, ainda estava no processo de gravação do primeiro CD e divulgou uma ou outra faixa. Um crítico ouviu, indicou para outro, que recomendou para um terceiro e, assim, criou-se uma rede. Por coincidência, Luísa despontava em meio a uma nova geração de compositoras, que também cantam, como Tulipa Ruiz, Tiê e Andreia Dias.

"Eu não esperava essa repercussão. Foi um movimento importante", diz Luísa, 28 anos, que, agora sim, está lançando seu antecipadamente elogiado álbum de estreia, Lero-Lero. Das 11 faixas, oito são de sua autoria. As demais levam a assinatura do namorado Rodrigo Campos e dos amigos Luís Felipe Gama e Morris Picciotto.

O caleidoscópio rítmico, de sambas, toadas e MPB, impresso em Lero-Lero é reflexo das diversas influências às quais ela foi submetida desde muito criança. Nascida no Bexiga, logo se mudou com os pais para a periferia, num sítio no Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, onde havia uma espécie de comunidade hippie. Lá, seu pai, o músico Amado Maita, descendente de árabes, compunha fervorosamente com seus vizinhos, gente como Fernando Falcão e Lea Freire.

"Meu pai era apaixonado por samba e jazz. Era uma pessoa muito sensível", lembra. A influência do padrinho Falcão, "uma mistura de Alceu Valença, Naná Vasconcelos e Glauber Rocha", nas palavras da própria compositora, está de corpo presente em músicas como Fulaninha e Anunciou, desse primeiro disco. Em São Paulo, Luísa Maita apresenta o novo trabalho no dia 27, no Sesc Pompeia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;