Memória Titulo Memória
Aqui a Copa do Mundo já começou...
Por Ademir Medici
24/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


“Parte do destaque destes álbuns está no trabalho de investigação, para chegar à imagem de cada um daqueles jogadores pioneiros. Em alguns casos a imagem disponível não era muito boa, então os autores acionaram desenhistas. Mas a caçada continua, até encontrarem uma fotografia boa do jogador. Uma vez encontrada eles tomam o cuidado de imprimir a nova figurinha e mandar para o colecionador, onde quer que ele esteja.”

Cf. Ademir Takara, bibliotecário do Museu do Futebol.

Rende a aproximação desta página Memória com o Memofut (Grupo de Memória e Literatura do Futebol), Museu do Futebol e sua fantástica biblioteca. Depois de um passeio pela história do futebol em Manaus, viajamos ao Paraná. Descobrimos a rica bibliografia do futebol em terras paranaenses e álbuns de figurinhas das primeiras Copas do Mundo.

Os idealizadores do livro ilustrado ‘Football World Cup’, das Copas de 1930, 1934, 1938 e 1950, são: Heriberto Ivan Machado, historiador do Clube Atlético Paranaense, Rogério Michailev, Luís Evaristo e Armando Kolbe Júnior.

Heriberto Ivan Machado explica:

Criamos os Livros Ilustrados (álbuns de figurinhas) das Copas do Mundo de 1930, 1934, 1938 e 1950. É um trabalho inédito no mundo desportivo.

Nossos álbuns são completos - com todos os jogadores inscritos na FIFA para participarem dos Mundiais. Estamos fazendo justiça àqueles jogadores que foram convocados, mas como não jogaram ninguém sabe deles. 

O álbum da Copa de Mundo de 1954 está quase pronto. Creio que na primeira quinzena de abril estará à disposição dos colecionadores. 

O álbum da Copa de 1958 será trabalhado em seguida. Queremos terminá-lo até o início da Copa 2018. Esse nosso trabalho vem preencher uma lacuna existente. 

Os álbuns contêm um texto bem objetivo sobre a Copa do Mundo FIFA, a participação do Brasil na Copa e as fichas técnicas de todos os jogos efetuados, além dos espaços para serem coladas as figurinhas de todos os jogadores inscritos na FIFA para participarem do certame mundial. 

As figurinhas são impressas em papel fotográfico autoadesivo - o que dá uma qualidade superior. Os únicos álbuns completos existentes.

Contato: machado50h@gmail.com.


O Brasil no Uruguai. 

E o técnico?


Texto: Milton Parron

A partir deste final de semana, até 9 de junho, como tem ocorrido desde 1998, repetindo-se a cada quatro anos, o programa "Memória" será voltado exclusivamente para as Copas do Mundo até hoje realizadas.

O Brasil é o único país que participou de todas e é aquele que tem o maior número de títulos, lutando este ano, na Rússia, pelo hexacampeonato. 

Serão 12 programas com lances de gols, grandes defesas, dribles estonteantes, entrevistas com técnicos, jogadores e jornalistas que participaram desses mundiais. 

Mesclados aos assuntos do esporte, focalizaremos os fatos ocorridos nos âmbitos político, artístico, policial, científico em cada ano de Copa do Mundo, de maneira a evitar que os programas se tornem enfadonhos. 

Neste primeiro programa serão focalizadas as Copas de 1930, 1934 e parte da copa de 1938. Depoimentos de Araken Patusca, Leônidas da Silva e Luizinho, além do jornalista Ary Silva. 

Fatos curiosos nos depoimentos desses saudosos esportistas dão conta, por exemplo, que no primeiro mundial o Brasil formou uma grande delegação e só se deu conta, ao chegar no Uruguai, que tinham se esquecido de convidar também um técnico. 

Muitas histórias divertidas, e também as músicas de época colorindo as narrativas.


Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) 

Memória

Em cartaz, Copas do Mundo 

Produção e apresentação: Milton Parron 

Hoje, às 23h (ou mais tarde), com reprise amanhã, às 5h

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 24 de março de 1988 – ano 30, edição 6709

Manchete – Governo começa a preparar 

novo pacote econômico.

Rio Grande da Serra – Fome. Merenda escolar interrompida.

Memória – A jardineira dos Bertoldo, em Ribeirão Pires.

Informática (Ivone Santana) – Interprint, de São Bernardo, 

quer produzir 

bilhetes para nova loteria, a Loteria Instantânea ou Raspadinha.

Campeonato Paulista – Ontem, no Bruno Daniel, Santo André 3, Juventus 0. E o Ramalhão vence a primeira.

Hoje

Dia Mundial do Combate à Tuberculose

Dia da União dos Povos Latino-Americanos

Santos do Dia

Oscar Arnulfo Romero y Gadamez

Aldemar de Cápua

Catarina da Suécia

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 24 de março:

Em São Paulo, Araras, Cabreúva, Ibiúna, Mococa e Monte Mor

No Rio Grande do Sul, Arroio Grande, Barra Funda, Candiota, Hulha Negra, Sertão Santana e Westfalia

Em Pernambuco, Orocó.

Em 24 de março de...

1918 – Associação Atlética Mackenzie, da Capital, realiza treino em Santo André. Os jogadores viajarão de trem, com saída às 7h20 da Estação da Luz. O Mackenzie organizava os vários times para o campeonato deste ano.

TG de São Bernardo realiza exercício de tiro ao alvo no stand social, localizado no Distrito de Santo André. Participarão, também, os atiradores inscritos em São Paulo.

A guerra. Do noticiário do <CF160>Estadão</CF>: a resistência inglesa aos ataques alemães.

1943 – Fernando Costa, interventor federal em São Paulo, visita a Laminação Nacional de Metais, em Utinga, Santo André.

1943 – Aprovado o plano de arruamento e loteamento da Vila Dusi, em São Bernardo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;