Automóveis Titulo Elétrico
Pesados de olho no futuro
Do Diário do Grande ABC
22/09/2017 | 07:08
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O mundo vem falando em propulsão elétrica para automóveis. No Salão de Frankfurt, na Alemanha, por exemplo (que, aliás, acaba no domingo), a maioria dos carros carrega tal configuração. Mas o mundo dos pesados também começou a dar sinais de que vai entrar nessa onda.

Recentemente, quem deu o primeiro passo foi a Tesla. Agora, é a Cummins que revela (nos Estados Unidos) inédito protótipo de caminhão pesado 100% elétrico – chama-se Aeos.

Sua autonomia é de até 482 quilômetros com uma única carga na bateria de 140 kWh – o processo dura uma hora, mas a Cummins já desenvolve uma solução para baixar este tempo a 20 minutos até 2020. A ideia é utilizá-lo como demonstração em aplicações de transporte rodoviário, entregas urbanas e atividades portuárias, como manuseio de contêiners, por exemplo.

De acordo com a Cummins, o Aeos é um cavalo mecânico 4x2 rodoviário com PBT (Peso Bruto Total) de 33,7 toneladas e capacidade para tracionar quase 20 toneladas de carga. Para comparação, as acelerações são até 35% mais rápidas que um veículo similar, equipado com motores de 11 ou 12 litros. O 35,3 mkgf de torque.

Para auxiliar na recarga das baterias há freios regenerativos e painéis solares no teto do caminhão. Há ainda sistema Start&Stop, que impede que se gaste energia em vão em paradas no semáforo, por exemplo. Além do powertrain 100% elétrico, o Aeos tem carroceria com formas aerodinâmicas para reduzir o Cx (coeficiente de arrasto) e atravessar o ar com mais facilidade, não tem radiador frontal e espelhos laterais, que são câmeras. Sua carroceria foi desenvolvida em parceria com a Roush, conhecida preparadora norte-americana.

O Aeos deve virar realidade já em 2020.




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