Memória Titulo
Reencontro de prefeitos
Ademir Medici
27/07/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


Julho, aniversário de São Caetano. Completam-se 140 anos desde a chegada dos primeiros imigrantes italianos, fato ocorrido em 1877.

Alcança-se o terceiro centenário da instalação da Fazenda São Caetano – e da homenagem ao santo padroeiro Caetano Di Thiene, em 1717.

E São Caetano, dentro do trabalho de construção da Memória do Grande ABC, é realmente digno de elogios, com o antigo e pioneiro Museu Municipal, o primeiro do Grande ABC, que faz parte da nova Fundação Pró-Memória, que edita a revista “Raízes”.

Qual outro município mantém todos esses projetos há décadas, independentemente de quem esteja no poder?

O prefeito José Auricchio Júnior é o convidado desta semana do programa Memória na TV, da TV DGABC. Acompanhem pelo site do Diário: www.dgabc.com.br .

No programa, prefeito Auricchio fala de história e memória. E afirma que a cidade não deixará passar em branco os 300 anos da chegada dos monges beneditinos, religiosos que trouxeram ao antigo Tijucuçu o nome do santo italiano Caetano Di Thiene em 1717, três séculos atrás.

O prefeito José Auricchio compromete-se, também, a manter e ampliar todos os programas voltados à construção da memória desenvolvidos pela Municipalidade. Destaca iniciativas como a do “Cidadão da História”.

O “Cidadão da História” é, de fato, uma grande sacada. Premia e reconhece os moradores mais antigos dos bairros de São Caetano, mensalmente, dentro da programação “São Caetano bairro a bairro”.

“O ‘Cidadão da História’ propicia: 1º) o reconhecimento do Poder Público aos moradores, comerciantes, industriais mais antigos de cada bairro; 2º) registra a documentação destas famílias, o que se traduz em forte acervo que as próximas gerações poderão usufruir na nossa cidade”, comenta o prefeito durante o programa.

José Auricchio adianta outra iniciativa da sua administração: reativar o programa de outorga da Medalha Di Thiene, uma medalha criada por lei e que condecora os moradores que tiveram destaque na sociedade de São Caetano a cada ano. Entre os homenageados será outorgada a Grande Medalha Di Thiene – quem será o primeiro a recebê-la nesta nova fase? E quem já a recebeu, anos atrás? Memória informará.

REENCONTRO

O prefeito José Auricchio Júnior visitou o Diário. Antes de se dirigir ao estúdio da TV DGABC, esteve no sétimo andar do prédio da Rua Catequese. E foi informado que, naquele mesmo andar, 40 anos atrás, outro prefeito visitou o Diário: Angelo Raphael Pellegrino, o Patriarca da Autonomia de São Caetano.

Foi em 1977. Naquele ano, em comemoração ao centenário da imigração a São Caetano, o Diário realizou duas mesas-redondas, uma com líderes autonomistas, outra com antigos moradores. E uma carga muito grande de informações foi repassada pelos visitantes, num encontro comandado pelo saudoso jornalista Edison Motta em nossa companhia.

Que fazia o prefeito Auricchio em 1977? Adolescente, 14 anos, ainda estudava. Quarenta anos depois, é novamente prefeito, ocupando a cadeira do saudoso Dr. Pellegrino que veio ao Diário naquela manhã de 1977, na mesma sala do terraço do jornal.

Que esta Semana São Caetano 2017 possa transmitir às novas gerações um pouco do que aprendemos com Dr. Pellegrino e todos os demais quatro décadas atrás.

Uma mensagem, prefeito

“O povo de São Caetano iniciou com a colonização italiana. Depois, com a migração, se miscigenou com outras raças, sobretudo com a migração nordestina. Esse povo construiu uma cidade forte, robusta. Como prefeito, queremos valorizar a nossa sociedade. E nada melhor para isso do que deixar para as próximas gerações a história, escrita, interpretada de fato.”

AMANHÃ, NA SEMANA SÃO CAETANO

Os participantes de duas mesas-redondas realizadas no Salão Nobre do Diário em 1977; a cidade celebrava o centenário da chegada dos primeiros imigrantes.

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de julho de 1987 – ano 30, edição 6504

COMÉRCIO – Pré-Datados, a ilegalidade que deu certo. Reportagem: Elianete Simões.

GRANDE ABC – Governo federal esquece programa alimentar e abandona municípios. Reportagem: Ivanilde Sitta.

ESTRADAS – Na vida do carreteiro, o preço do caminhão é a maior dificuldade. Reportagem: Susete Davi.

SAÚDE – Médicos pressionam pelo fim da medicina de grupo. Reportagem: Vanilda Sant’Anna.

FUTEBOL DE SALÃO – GM perde e é vice-campeão da Taça Brasil; Candeias,

do Paraná, campeão. Reportagem: Fernando Pereira.

TV – Os caminhos da mulher 87, pela TV Manchete. Reportagem: Elemar de Souza Cruz, com fotos de Luciano Vicioni.

ELA & ELE – Casamentos duradouros e com a mesma paixão. Maria do Socorro entrevista os casais João e Leonor Silva, José e Carmen Bueno, Carolino e Letícia Augusto.

POLÍCIA – A recuperação de preso em cadeia, a escola do crime. Reportagem: Roberto Barbosa.

Hoje

Dia Nacional do Despachante

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Dia do Motociclista.

Santos do Dia

Hoje é o dia dos 48 mártires de Córdoba, entre os quais o casal de santos Aurélio e Natália. Foram martirizados no ano 852.

Celestino I

Maria Madalena Martinengo

Pantaleão

Em 27 de julho de...

1902 – O imigrante Vittorio Fantinatti recebe as escrituras dos lotes coloniais adquiridos na sede

da Vila de São Bernardo.

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: na Rússia, o restabelecimento da pena de morte no exército.

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 27 de julho:

Em Minas Gerais, Abre Campo e Santos Dumont

Em São Paulo, Agudos, Jardinópolis, Pitangueiras e São José dos Campos

Na Bahia, Candiba, Catolândia, Firmino Alves, Jussara, Mucururé, Marcionílio Souza, Retirolândia, Rio do Antônio, Salinas da Margarida, Santa Brígida, Tapiramutá e Ubaitaba.

Em Santa Catarina, Maravilha, Ponte Serrada, Rio das Antas e São José do Cedro

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;