Economia Titulo Protestos
Região tem atos contra reformas

Centrais sindicais promovem hoje mobilizações
contra mudanças nas leis trabalhistas e da Previdência

Por Flavia Kurotori
Gabriel Russini
Especiais para o Diário
30/06/2017 | 08:31
Compartilhar notícia
Rafael Levi/Arquivo DGABC


As centrais sindicais de todo o País convocaram trabalhadores para mobilizações contra as reformas trabalhista e da Previdência, hoje, além de pedir a saída do presidente Michel Temer (PMDB). É válido ressaltar que, na quarta-feira, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou o relatório da reforma trabalhista. De acordo com o presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo Eluiz de Matos, as atividades não serão paralisadas. “Não vamos parar, apenas daremos apoio nos atos.” A entidade é ligada à UGT (União Geral dos Trabalhadores), que realizará protestos em São Paulo. Outra categoria que mantém o serviço é a de metroviários. Segundo o sindicato, as linhas operam normalmente. Desde a 0h de hoje os funcionários dos Correios estão paralisados. Segundo o secretário-geral do Sintect-SP, entidade que representa os trabalhadores da categoria na região Ricardo Adriani, o setor também irá lutar contra as demissões que o governo está ameaçando fazer na estatal em razão da crise. “Essa mobilização vai além da campanha salarial.”

Na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo, haverá concentração a partir das 9h para ato unificado e caminhada até a Praça da Matriz. Em Santo André, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, os trabalhadores irão se reunir às 8h para depois se juntar à mobilização. Assim como os militantes do Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC e os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano.

Raimundo Suzart, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC, afirmou que profissionais da categoria também vão participar da manifestação realizada pelos Metalúrgicos do ABC. “Vamos nos reunir às 5h e depois ir para lá”. Segundo Belmiro Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC, a ordem é que as agências fechem por 24 horas. “Vamos participar do ato dos Metalúrgicos e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), às 16h”. Até o fechamento desta edição, as centrais haviam informado que ônibus municipais e intermunicipais vão operar normalmente. O Sindicato dos Professores da Rede Particular do ABC orientou a categoria a não ir trabalhar, e os representantes também irão para o ato da CUT na Avenida Paulista, na Capital.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;