Setecidades Titulo Orientação
Região amplia vacinação contra a gripe

Secretaria Estadual da Saúde sugeriu que novos grupos fossem imunizados até 7 de julho

Por Bia Moço
especial para o Diário
29/06/2017 | 07:15
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Quatro das sete cidades do Grande ABC aderiram à orientação da Secretaria de Saúde do Estado para vacinar novos grupos prioritários contra a gripe. Pessoas entre 50 e 54 anos, motoristas, cobradores, trabalhadores do transporte coletivo e motoristas de táxi podem ser imunizadas contra o vírus. Santo André, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires são as primeiras a confirmar a inclusão de novos grupos e a prorrogação da campanha, que vai até 7 de julho em todas as unidades de Saúde dos municípios.

Em Santo André, cerca de 159,5 mil munícipes foram vacinados, sendo que, além dos idosos, 84% do grupo das puérperas (pós-parto) já foi atendido, 77% dos trabalhadores da Saúde e 61% das crianças de 6 meses a 2 anos também já foram imunizadas.

São Bernardo imunizou 137 mil pessoas, dentre elas, cerca de 79 mil idosos, 19 mil profissionais da Saúde, 43 mil portadores de doenças crônicas, 32 mil crianças, 5.000 gestantes e 1.188 puérperas.

Em Mauá, ao todo foram 90 mil vacinados, sendo cerca de 35 mil idosos, 6.900 profissionais de Saúde, 18 mil crianças, 3.182 da Educação e 769 puérperas. O restante equivale aos grupos inclusos após o início da campanha.

Ribeirão Pires totalizou 25 mil imunizados, entre eles 3.691 crianças, 2.305 profissionais da Saúde, 545 gestantes, 183 puérperas, 10 mil idosos, 1.229 da Educação, 5.697 comorbidades (com duas ou mais doenças relacionadas) e 522 do grupo sem comorbidades.

A decisão do Estado tem como meta imunizar 90% da população de cada grupo prioritário, e a nova determinação foi decorrente do aumento no número de internações por causa da doença e de complicações que a gripe pode causar.

Além desses novos grupos, profissionais da Saúde, Defesa Civil, policiais e assistentes sociais podem se vacinar. Completam o quadro crianças de até 5 anos, idosos, gestantes, puérperas, profissionais da Educação e doentes crônicos.

Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, a nova determinação oferece mais uma oportunidade para as pessoas se protegerem contra a Influenza. “Temos de incentivar as pessoas a se vacinar. A dose pode prevenir diversos tipos de doenças respiratórias e imunizar contra todos os tipos de vírus da gripe. A conscientização é importante, pois a prevenção é sempre muito mais eficiente do que qualquer medicamento.”

Para receber a imunização é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento com foto. Os novos grupos devem apresentar também o crachá de trabalho, que comprova a função. Portadores de doenças crônicas devem levar um comprovante médico. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;