Memória Titulo
Batistini. A velha colônia chega aos 130 anos. E celebra
Por Ademir Medici
02/06/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Era um tempo em que o capim crescia tão alto aqui por perto que a gente passava de manhã e com o orvalho da madrugava molhava toda a calça.”

Joanin Marson, em 1976, durante entrevista ao Diário.

“Festejar o aniversário de um bairro é participar da construção da sua memória. E é isso o que vocês estão fazendo.”

Da conversa sobre o bairro Batistini na gravação que a TV DGABC coloca no ar.

Está no site do Diário – www.dgabc.com.br – o programa desta semana da Memória na TV, com o tema Batistini, 130 Anos de Formação, do Rural ao Urbano, Sempre Ponto de Passagem. A data será celebrada em 7 de julho, com sessão solene na Câmara de São Bernardo, exposição histórica, várias homenagens aos antigos.

A iniciativa é do vereador Jorge Araujo. Ele mora no Batistini há 34 anos, desde 1 ano e meio de idade, quando sua mãe, dona Sebastiana, mudou-se para o bairro. Araujo estudou na Escola Pública Estadual Dr. Mathias Octavio Roxo Nobre. Conheceu os antigos. E na gravação cita cinco famílias de raízes do Batistini: Marcucci, Marson, Morassi, Venturini e a família que dá nome ao bairro.

Declara Araujo na gravação: “A fundação do Batistini tem esse ponto de fé: as cinco famílias reuniam os demais moradores. Badalava o sino das 18h. Eles vinham rezar o santo terço, ainda em latim. Comiam juntos. Festejavam juntos. É bonito isso. Um pouco disso tudo se perdeu”.

E acrescenta: “A sociedade contemporânea é muito boa na questão tecnológica. Mas essa conversa, esse diálogo, roda de violão, brincadeira, família, tudo isso é preciso para fazer memória, quem sabe incentivar os jovens casais, as novas famílias”.

Hoje o Grande Batistini e o Grande Jardim da Represa permanecem como ponto de passagem, graças à antiga Linha Galvão Bueno e às novas interligações Anchieta/Imigrantes e Rodoanel. Mas ainda tem personagens como a benzedeira, e os descendentes dos antigos colonos que cultivam uva e fazem vinho artesanal.

Histórias que estão no ar. Convidamos o leitor a assistir. E Memória se compromete, publicamente, a divulgar a festa dos 130 anos do Batistini, além de convidar os demais vereadores das sete cidades a seguirem o exemplo do jovem Jorge Araujo. Cabe à classe política, também, fazer memória, ‘memoriar’, como diz o vereador. É a forma mais acessível para fortalecer o amor de um povo para o seu espaço de vivência.

Senador Flaquer. E um pedido ao prefeito Paulo Serra

Memória tem notícias de quando será recolocado o busto do Senador Flaquer no Largo da Estátua, a Praça Embaixador Pedro de Toledo?

Caso não seja de interesse momentâneo da Prefeitura, gostaria de saber se posso guardar o busto até que seja reposto em lugar público.

João Fernando Musa

RESPOSTA DA MEMÓRIA

Repassamos a pergunta e o pedido de João Fernando Mussa, descendente de José Luiz Flaquer, o nosso senador, a quem de direito.

Prefeito Paulo Serra, o senhor tem notícia de como está o busto do senador?

Trata-se de joia rara da cidade de Santo André, 85 anos de história, que não pode e não deve permanecer em reserva técnica, longe dos olhos da população.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 2 de junho de 1987 – ano 30, edição nº 6457

Manchete – Valor do golpe do DAE (de São Caetano) surpreende até auditores. Encontrado saldo de 600 mil cruzados em conta de funcionários. Empresas fantasmas, Notas frias em valores elevados e impressas em gráfica que não existe

Para Filinto Teixeira, interventor no DAE: “É o maior rombo

do Grande ABC”.

Meio Ambiente – A Emplasa (empresa estadual) conclui

plano de tombamento da Serra do Mar, onde está situada Paranapiacaba.

São Caetano – Aberta a 18ª Feira das Nações na Garagem Municipal.

Em 2 de junho de...

1917 – Durante o 1º Congresso Paulista de Estradas de Rodagem, é divulgada estatística com o número de automóveis de passageiros e de cargas no Estado: 3.031, no total.

Por ordem de município, os dez com mais veículos eram:

São Paulo, 1.762; Santos, 190; Ribeirão Preto, 107; Campinas, 77; Franca, 53; São Manuel, 41; Piracicaba, 40; Araraquara, 36; Cravinhos, 33; Jaú, 32.

A Estação São Caetano possuía sete veículos registrados; São Bernardo, três; Pilar, um.

Futebol em São Caetano: anunciado o amistoso entre o São Caetano EC x Touring, da Capital, em duas partidas.

A guerra. Do noticiário do Estadão: durante quatro horas, o senador Ruy Barbosa defende a entrada do Brasil na guerra. E declara: “A Alemanha, com a guerra submarina, declarou guerra a todas as nações; contra a atual situação, só há um remédio: a fusão de todos os povos; a Alemanha aboliu da política humana a fé nos tratados, o respeito às leis, o reatamento ao direito alheio”.

Hoje

Festa Nacional da República Italiana

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 2 de junho:

No Mato Grosso, Guarantã do Norte

Em Minas Gerais, Resende Costa

Santos do Dia

Marcelino e Pedro

Erasmo

Blandina




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;