Memória Titulo Memória
Esta marca ficará

Semana Rio Grande da Serra 2017 continua

Ademir Medici
19/05/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


“Estou adorando a viagem de bondinho pela história de Rio Grande da Serra.”
Geraldo Nunes, jornalista e radialista.

A Semana Rio Grande da Serra 2017 continua. Formalmente, irá até amanhã. Mas, não se preocupem, retornaremos muitas vezes mais a Rio Grande, pois a cidade acolhe e realiza o 17º Congresso de História do Grande ABC, em novembro.

Não sabemos qual será o logotipo oficial do 17º Congresso. Pouco importa. Memória adotará, sempre, o selo dos meninos no bondinho, obra de Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário.

Convidamos a todos, uma vez mais, para os dois passeios na rota do bondinho, agora de trenzinho, amanhã e domingo, a partir das 8h, com saída da Rua Progresso, 700. Reservem seus lugares pelo telefone 4821-4610. Uma promoção da Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento.

E, na sequência, mais um trecho da reportagem que o Diário publicou em 1972, a respeito do bondinho. No trecho de hoje, a repórter misteriosa fala da suspensão de uma das paradas do bondinho.

PARADA SUSPENSA
Quando foi suprida a parada em Vila Tsuzuki, muitas crianças ficaram tristes. Não só porque têm que ir a pé, mas também porque o bondinho é uma diversão para elas. “Mas o bondinho é muito pequeno para todos”, diz o condutor, Sr. José.

Os professores, uma semana antes, avisaram os alunos que moram perto que não mais poderiam ir de bondinho. Assim mesmo o bondinho vai sempre lotado. Tanto que as crianças que moram em Vila Conde Siciliano vão até o fim da linha, onde o bondinho faz o retorno, para conseguirem ir sentadas.
Continua

Memória na TV
Professor Antonio de Andrade, da Universidade Metodista, é o nosso convidado da TV Diário. Ele fala de história e memória e do trabalho desenvolvido há anos na universidade, com alunos de Comunicação construindo a identidade regional a partir de temáticas diversas. Em pauta, no programa, o rádio e a televisão. Acessem, está no ar: www.dgabc.com.br

Maravilhoso o trabalho da equipe de televisão do DGABC. Ficou excelente o trabalho. A equipe foi muito feliz na colocação dos inserts. O final, com o close do Dimitrov (radialista falecido), é emocionante. Parabéns a todos. São momentos assim que fazem por justificar todo nosso esforço por uma causa pouco reconhecida (a construção da memória).
Antonio de Andrade

Diário há 30 anos
Terça-feira, 19 de maio de 1987 – ano 30,
edição nº 6445
Manchete – Sarney (José, presidente da República) defende mandato de cinco anos
Diadema – Paralisada a coleta de lixo.
Primeira Divisão – Domingo, em Mogi Mirim,
Mogi Mirim 1, Santo André 1, gol de Luiz Pereira
para o Ramalhão.
Cultura – Grupo Livrespaço de Poesia comemora
quatro anos. Realiza uma semana (a terceira)
focalizando poesia e literatura. Lança revista própria
e o livro Dalilas Siamesas, de Jurema Barreto de Souza.
O Livrespaço tinha à frente nomes como os de
Claudio Feldman, Dalila Teles Veras, Francis de Oliveira, J. Marinho, a própria Jurema, Katsuko Shishido,
Rosana Chrispim e Tonia Ferr.

Santos do dia
Crispim de Viterbo
Ivo
Prudenciana

Em 19 de maio de...
1862 – Ato legislativo autoriza o presidente da Província de São Paulo a contratar o engenheiro M. Fox para a exploração de uma estrada de ferro ou de rodagem entre Zanzalá, em São Bernardo, e Mogi das Cruzes.
1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a ofensiva italiana, de Tolmino (município na Eslovênia) ao mar; as primeiras e segundas linhas austríacas ocupadas; mais de 6.000 prisioneiros.
n A greve na Crespi. Partido Socialista Brasileiro presta solidariedade aos grevistas e convoca
reunião para hoje à Rua Aurora, 29, sobrado.
1982 – Vice-prefeito João Maziero assume a Prefeitura de Ribeirão Pires; prefeito Luiz Carlos
Grecco licencia-se para concorrer à Assembleia Legislativa.

Municípios Paulistas
Celebram aniversários hoje: Alambari, Araçariguama, Arapeí, Barra do Chapéu, Bertioga, Cajati, Campina do Monte Alegre, Canitar, Dourado, Emilianópolis, Engenheiro Coelho, Estiva Gerbi, Hortolândia,
Novais, Potim, Ribeirão Grande, Saltinho e Tuiuti.

Municípios Brasileiros
No Mato Grosso, Alta Floresta e Cotriguaçu.
No Maranhão, Alto Parnaíba.
Em Pernambuco, Bom Jardim, Lajedo, Moreilândia e Quipapá.
No Rio Grande do Sul, Caiçara e Ciríaco
Na Bahia, Palmas de Monte Alto.
Em Santa Catarina, Pinheiro Preto.
No Rio de Janeiro, Rio Claro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;