Política Titulo Editorial
Em busca de receitas
Do Diário do Grande ABC
11/05/2017 | 11:27
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Ao assumir a Prefeitura de São Bernardo, em janeiro, Orlando Morando (PSDB) se deparou com os cofres municipais vazios. Situação, diga-se, não muito diferente do que a experimentada pela imensa maioria de seus colegas Brasil afora, em boa parte devido à crise financeira que assola o País desde meados de 2014. Em vez de reclamar, a exemplo de alguns, o tucano optou por buscar alternativas para recompor o caixa. A primeira medida foi identificar os ralos por onde estava escoando o Orçamento. Constatou-se, então, que parcela razoável do dinheiro público era consumida para financiar atividades privadas.

Explica-se. Município cortado por uma das principais rodovias do País, a Anchieta, São Bernardo recebia vários pacientes acidentados na estrada e arcava com o tratamento. Se não pode negar os cuidados por imposição constitucional, por que, então, não enviar a conta dos atendimentos à concessionária que administra a via? Foi o que fez Morando por meio de projeto de lei aprovado pela Câmara e já em vigor.

Outra distorção de gastos descoberta pelo governo são-bernardense, também no setor da Saúde, diz respeito ao atendimento prestado pela rede pública a pacientes que possuem planos privados. Neste caso, por que não pedir ressarcimento dos valores aplicados à Agência Nacional de Saúde Suplementar, responsável por regulamentar a atuação das empresas do segmento, e ao Fundo Nacional de Saúde?

Pois Morando acaba de aprovar na Câmara projeto de lei autorizando o município a cobrar diretamente da ANS e do FNS o ressarcimento integral dos gastos com pacientes que possuem planos privados. Justo. Se o segurado paga para ter atendimento na rede particular, por que onerar o sistema público? A sociedade não é obrigada a sustentar os lucros cada vez mais exorbitantes das operadoras de planos de Saúde. O prefeito de São Bernardo demonstra audácia ao propor a divisão das contas com quem se utiliza do setor público para aumentar seus ganhos. Que sua atuação inspire outros gestores neste momento especialmente difícil da economia nacional. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;