Economia Titulo
Japão não acredita em pressão dos EUA para valorização do iene, diz ministro
Por
22/03/2017 | 06:52
Compartilhar notícia


O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso, descartou hoje especulação de que Washington possa pressionar Tóquio a valorizar o iene, citando um acordo do grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) para evitar práticas de manipulação cambial com o objetivo de obter vantagens comerciais.

"Eu acredito que os EUA também estão comprometidos com isso", disse Taso no Parlamento japonês, ao ser perguntado sobre a possibilidade de o presidente dos EUA, Donald Trump, pressionar por um dólar mais fraco que limite déficits na balança comercial americana. "Acho que essa preocupação não faz sentido," acrescentou o ministro.

Aso também comentou que o Japão precisa manter contato próximo com os EUA e prosseguir com esforços de manter a estabilidade do iene. "Movimentos excessivos e abruptos, para cima ou para baixo, podem ter um impacto considerável na economia", avaliou.

Também no Parlamento, o presidente do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), Haruhiko Kuroda, negou que o G-20 esteja se afastando do livre comércio, apesar de não ter reiterado o compromisso de condenar práticas protecionistas em comunicado divulgado no fim de semana. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;