Economia Titulo
BoE aprova bancos britânicos em teste de estresse e relaxa exigências de capital
01/12/2015 | 09:25
Compartilhar notícia


O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) anunciou hoje que sete bancos do Reino Unido passaram no teste de estresse ao qual foram submetidos. Dois dos bancos, o Royal Bank of Scotland (RBS) e o Standard Chartered, apresentaram fraquezas em certos aspectos, mas já tomaram medidas para fortalecer seus balanços, segundo o BC inglês.

O teste considerou um cenário hipotético, em que a zona do euro e a China apresentam contração econômica, os preços das commodities caem e o setor bancário enfrenta dificuldades, em meio a calotes de grandes parceiros comerciais do Reino Unido.

Junto com o teste, o BoE anunciou que vai diminuir a pressão sobre os bancos britânicos para reterem maiores níveis de capital, após implementar reformas por vários anos na esteira da crise financeira mundial, com o objetivo de tornar o setor mais seguro.

O BoE afirmou que as exigências de capital não vão mais aumentar nos próximos anos e determinou que os bancos cumpram os requisitos do chamado Tier 1, que exigem índice de capital equivalente a 11% dos ativos ajustados pelo risco, uma meta que a maioria das instituições já atingiu.

"O sistema (financeiro) está onde precisa estar", declarou o presidente do BoE, Mark Carney. "Não haverá uma nova onda de exigências de capital mais adiante."

Além de RBS e Standard Chartered, foram testados Barclays, HSBC, Lloyds, Nationwide Building Society e Santander U.K.. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;