Memória Titulo Memória
A Billings, um novo desafio ao 13º Congresso

A organização temática do 13º Congresso de História do Grande ABC...

Ademir Medici
30/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A organização temática do 13º Congresso de História do Grande ABC, Ribeirão Pires 2015, permite voos inovadores nestes tempos de estiagem e falta progressiva de água. A represa ou reservatório Billings volta a ganhar o noticiário nacional como alternativa para socorrer o Sistema Cantareira. E pouco se sabe do funcionamento deste reservatório pensado e idealizado pela canadense Light.

A Represa Billings possui obras e equipamentos complexos e fantásticos. E banha quase todos os nossos municípios. Quem já percorreu o Rio Grande, da sua nascente, em Paranapiacaba, até o encontro de suas águas com o Rio Pinheiros?

O engenheiro norte-americano Billings o fez, desde as pranchetas até a elevação das águas, no ano básico de 1927. E em 1935, o próprio Billings avistou-se com o ministro da Marinha de Guerra do Brasil, almirante Protógenes Guimarães.

Foi em 28 de janeiro, depois das comemorações do aniversário de São Paulo. Almirante Protógenes veio de carro de São Paulo. Cortou São Bernardo pela Rua Marechal Deodoro. E chegou a Riacho Grande, então bairro do Rio Grande.

Ali estava o engenheiro Billings. De lancha, ministro e comitiva visitaram a usina reguladora, em Rio Pequeno. E depois, novamente de carro, a Casa de Visitas, no Alto da Serra, onde almoçou e discursou:

“À Marinha é dado observar a energia e a vontade de um povo, concretizadas nestas majestosas instalações, fontes produtoras da energia aproveitada pelas indústrias paulistas, que constituem o justo orgulho deste Estado e que o tornarão o maior parque industrial da nossa terra.”

Pois é, palavras bonitas do ministro, que aparece nesta foto.

Depois do almoço, a comitiva desceu a Estrada Velha. Chegou a Cubatão. Visitou a usina geradora de energia da Light. E dali rumou a Santos.

O TEMPO PASSA...

Oitenta anos se passaram e o Sistema Billings continua atualíssimo, com suas obras de arte, pontes, barragens, estações, toda uma parafernália ao longo do Vale do Rio Grande, ora em direção a Santo Amaro, ora em direção ao Vale de Cubatão.

O sistema voltado à geração de energia elétrica hoje é o socorro de que se valem autoridades e técnicos para não deixar a Região Metropolitana sem água para beber, cozinhar, fazer funcionar toda uma economia. Por que não conhecer esse sistema, seguir de barco os caminhos dos primeiros visitantes, tomar da água pura da nascente do Rio Grande em Paranapiacaba, fotografar e filmar velhas instalações tão atuais?

Jornalistas já seguiram pelos rios Tietê, Tamanduateí, Meninos e dos Couros, fazendo reportagens. E pelo Rio Grande? Por que não entregar esta missão aos pesquisadores de História e Memória que participarão do 13º Congresso de História, Ribeirão Pires 2015? Com isso, mais um capítulo da nova história se escreverá.

PARA LEMBRAR. OU SABER

- Quando o ministro Protógenes visitou São Bernardo, a Represa Billings ainda era chamada de Represa Nova da Light em Rio Grande.

- A Casa de Visitas foi reaberta alguns anos atrás pela AES Eletropaulo, quando do restauro dos monumentos da Serra do Mar, desde o Monumento do Pico, que marca o início da Calçada do Lorena.

- A mesma AES Eletropaulo conseguiu restaurar um quilômetro da Calçada do Lorena, do Monumento do Pico até a Estrada Velha.

- No regime militar, quando Santos foi tornada área de Segurança Nacional, o Grande ABC perdeu o principal dos monumentos da Estrada Velha, o Pouso Paranapiacaba, que passou a pertencer a Cubatão. Não seria o caso de discutir este assunto no Congresso de Ribeirão Pires?

SENDO ASSIM...

Senhores organizadores do congresso, pensem a respeito. E marquem um tento na história. Tornem o 13º Congresso do Grande ABC menos morno, mais ativo e participativo, envolvendo a AES Eletropaulo, chamando os pesquisadores de Cubatão a participar, revisitando espaços como a Casa de Visitas. Por que não? Ela é linda e majestosa.

O DESCONHECIDO PROFESSOR MARTINS

O professor José de Souza Martins será envolvido nos preparativos do 13º Congresso de História do Grande ABC. A informação, nestes termos, foi prestada ontem pela assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Pires, em e-mail dirigido a esta página Memória e aos nossos superiores no Diário, diretor Sérgio Vieira e Nilton Valentim, chefe de reportagem.

O e-mail confirma que a equipe organizadora do 13º Congresso de História do Grande ABC, Ribeirão Pires 2015, não sabe quem é o professor Martins. Diz a nota:

1. Conforme informado pelo nosso secretário-adjunto de Cultura e presidente da comissão organizadora do 13º Congresso, Marcílio Duarte, nossa equipe se comprometeu em envolver o professor nos preparativos do Congresso.

2. Ao contrário do que o Sr. Medici afirma, o fato de não conhecermos o professor Martins não significa, necessariamente, ato de ofensa ou qualquer tipo de dolo, tampouco um desaforo.

3. O nosso secretário adjunto Marcílio Duarte respeitosamente reconheceu a falta e preparou um plano para imediata correção.

NOTA DA MEMÓRIA

Em nenhum momento dissemos que o Sr. Marcílio Duarte cometeu dolo. Mantemos o termo desaforo. O ato de ofensa fica por conta do missivista, com quem, neste caso em particular, concordamos.

Se o Sr. Marcílio Duarte desconhece quem seja o idealizador do Congresso de História do Grande ABC, significa que ele não se inteirou do conteúdo dos congressos anteriores. Logo, não sabe do que foi e não foi tratado. Também por isso, não está preparado para ficar à frente da organização do congresso número 13. Precisa se preparar minimamente para tal.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 30 de janeiro de 1985 – ano 27, nº 5736

Manchete – Poupança atinge novo recorde e paga 13,16%

Economia – Indústria paulista cresce 8% em 1984.

Diadema – Ensino ameaçado de colapso.

Saúde – Médicos condenam uso de abreugrafia.

Em 30 de janeiro de...

1915 – Realizadas eleições federais para deputados e renovação de terço do Senado. Primeiros resultados conhecidos no município de São Bernardo (atual Grande ABC): para o Senado, Glicério, com 825 votos; para a Câmara Federal, Cardoso de Almeida, 761; Barros Penteado, Candido Motta, Ferreira Braga e Galeão Carvalhal, 652 votos cada; Raul Cardoso, 600; José Piedade, 130.

- A guerra. Da manchete do Estadão: “O insucesso dos alemães nos últimos dias. As suas perdas em três dias elevam-se a mais de 20 mil homens.”

1930 – Lyra de Santo André, do maestro Massaini, eleita a melhor corporação musical da cidade. Como prêmio recebe 600$000.

1955 – Ausa (Associação dos Universitários de Santo André) realiza a Segunda Gincana Automobilística, na Praça IV Centenário.

1970 – Scarpelli e Savordelli inauguram a Papelaria Bambino, em São Bernardo.

Hoje

- Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

- Dia da Santidade

- Dia da Não Violência

Santos do dia

- Santa Martinha. Proclamada padroeira dos romanos. Decapitada no ano 224, após renunciar à fortuna material e se dedicar à rotina diária de diácona da Igreja.

- Jacinta de Mariscotti

- Savina

- Barsimeu 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;