Memória Titulo
Nove escolas na Marechal. E um baile ao relento em Diadema
Ademir Medici
23/02/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Henricão foi assíduo frequentador dos cordões carnavalescos da Pauliceia. Conheceu quase todos: Camisa Verde, Geraldinos, Campos Elíseos, sendo um dos fundadores do cordão Vai-Vai.”

Thais Matarazzo Cantero, no livro Artistas Negros da Música Popular e do Rádio (Expressão & Arte Editora, 2014).

 

No domingo maior do Carnaval de 1972, o Grande ABC teve Carnaval de rua, sim, mas apenas em duas cidades. O Diário registrou os desfiles de nove escolas de samba na Rua Marechal Deodoro, entre a Praça Lauro Gomes e a Rua Padre Francisco Navarro. Registrou, também, o grande baile no Centro de Diadema, numa Avenida Antonio Piranga interditada para os carros – o sistema trólebus não cruzava a cidade; era apenas mais um sonho que talvez nunca se transformasse em realidade.

Há 45 anos já era tradição ir ao Litoral. Mais de 100 mil veículos desceram a Serra até o sábado de Carnaval. O pedágio registrava a passagem de 50 carros por minuto.

Em São Bernardo desfilaram as escolas de samba de Vila Rosa, Unidos das Paineiras, Vilas Reunidas, Império de Vila Vivaldi, Vilas Unidas, São Leopoldo, Unidos do Morro (Ferrazópolis), Alves Dias e Taboão, esta com o tema São Bernardo e sua história. E deu novamente Taboão.

Notas – Nas ruas do Carnaval, em 1972, estabelecimentos como o Cine São Bernardo, Ducal, Banco Bandeirantes e Diadema Jornal.

 

Em 23 de fevereiro de …

1917 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a explosão de uma fábrica de munições de Dresden, na Alemanha, com mais de 1.000 mortes.

1967 – Rotary Santo André inaugura as novas instalações da Casa da Esperança, na Vila Assunção.

1972 – Otto João Gustavo Bethke, presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), anuncia a instalação de uma agência da Cacex (Carteira de Câmbio e Comércio Exterior) no Município.

“A vinda da Cacex será tão importante, para a cidade, quanto a instalação da indústria automobilística”, declarou Bethke.

1977 – Falece a jornalista Ana Maria Martinez, 21 anos, do Diário, hoje nome de rua no bairro Assunção, em São Bernardo.

1997 – O Instituto Roslin, na Escócia, revela ao mundo o primeiro clone de um mamífero adulto, a ovelha Dolly, de sete meses de idade.

 

Diário há 30 anos...
Domingo, 22 de fevereiro de 1987 – ano 29, edição 6374

Transportes – Trem, desafio diário para mais de 130 mil pessoas entre São Caetano e Rio Grande da Serra. Reportagem: Lúcia Faria.

Inventário Histórico – As relíquias históricas de Rio Grande da Serra, entre elas a estação ferroviária e as ruínas da antiga capela de São Sebastião. Segundo de uma série de levantamentos feitos pelo Diário.

 

Santos do Dia

Policarpo

Sereno

Romana

 

Hoje
Dia Nacional do Rotary

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 23 de fevereiro:

No Amazonas, Atalaia do Norte.

No Ceará, Bela Cruz.

No Paraná, Campo Largo.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;