Memória Titulo Memória
Uma praça para o Natal em Riacho Grande

A Praça Luiz Gianotto, na Vila Rio Grande, centro histórico do distrito de Riacho Grande...

Por Ademir Medici
24/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Praça Luiz Gianotto, na Vila Rio Grande, centro histórico do distrito de Riacho Grande, São Bernardo, sofre o descaso da administração municipal.

No tempo do prefeito Dib (PSDB), teve o seu nome extinto; a família Gianotto foi à luta e conseguiu reverter a situação. No governo Marinho (PT), a praça perdeu sua figueira centenária com 20 metros de altura e a placa que a denominava – nova tentativa de ter o nome mudado? Não sabemos. O certo é que a família segue sua ladainha para preservar o nome de uma das famílias fundadoras da Linha Rio Grande do Núcleo Colonial de São Bernardo.

Falta uma resposta oficial. Nos intramuros a explicação é que a praça, remodelada recentemente, ainda não está pronta e que a placa, retirada, voltará ao logradouro. Mas, onde está a placa? A família viu atirada num monte de entulhos.

São Bernardo, definitivamente, não pode continuar a ver sua memória atirada na lata do lixo. Os Gianotto têm história. E se houvesse boa vontade, poderia se pensar em bons projetos para o local.

Por exemplo: Memória sugeriu à família Gianotto que abrisse espaço na Praça Luiz Gianotto para a colocação de uma segunda placa de bronze, perpetuando os nomes de outras famílias de imigrantes que enfrentaram onças e cobras para construir o distrito de Riacho Grande – e não são apenas italianos; os poloneses também.

Memória pesquisa esses nomes. E elege a Praça Luiz Gianotto para uma luta constante ao longo de 2015, até que ela seja devidamente valorizada e respeitada. Um trabalho que pode e deve envolver a subprefeitura de Riacho Grande. E o próprio prefeito, que diariamente passa perto da praça, já que reside no Riacho.

Se a placa de honra foi retirada, uma outra sobrou, destas comuns de denominação das vias públicas. A família a fotografou. E enviou a imagem à Memória. Está horrível, suja, enferrujada, mal dá para ler a grafia errada com o nome do patrono – mas lá está, ainda, a denominação correta de Vila Rio Grande.

Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário, baseou-se na placa que sobrou para a ilustração de hoje. A Praça Luiz Gianotto, uma praça no Natal, a nossa praça. Senhores da administração pública, justiça aos nossos entes que se foram é o que Memória pede. Subprefeito Wagner Lino, dê uma força. Voltaremos ao assunto, muitas vezes mais.

HISTÓRIA

Foi numa véspera de Natal como esta, em 1948, que a velha Vila do Rio Grande, outrora linha colonial do Núcleo de São Bernardo, foi elevada à categoria de distrito, com o nome de Riacho Grande, conforme a lei estadual 233. O nome foi mudado para Riacho Grande para não ser confundido com a estação ferroviária de Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra.

Marcos Aurélio Ferreira da Silva

Naturalidade – São Bernardo, 27-9-1981.

Pais – João José da Silva e Maria das Dores Ferreira.

Ocupação – Embalador.

História de vida – “Sempre morei em Diadema. Minha mãe veio da Bahia em 1979. Passei a gostar de ler aqui na Emeb Cândido Portinari.”

Município Paulista

Aniversariam hoje: Cabrália Paulista, elevado a município em 1949, quando se separa de Piratininga; e Rifaina, elevado a município em 1949, quando se separa de Pedregulho.

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5706

Especial – Descubra o Grande ABC (7ª) – Sonia Nabarrete e Roberto Baraldi focalizam o papo descontraído dos barzinhos.

Ela & Ele (Solange) – Presentes de Natal que dão água na boca: bombons, balas, bolos e trufas de chocolate.

Ciência & Tecnologia (Diógenes Silva) – Estrela de Natal ressurgirá no dia 25: um complexo gerador de energia.

Carnaval 85 (Claudia Muller) – Desfiles não mudam na região.

Em 24 de dezembro de...

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “Os aliados continuam a progredir ligeiramente na Bélgica e na França”.

- Nas igrejas de Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires continua com grande assistência a prática das novenas de Natal.

1934 – Final da apuração, em São Paulo, das eleições realizadas no dia 14 de outubro. O Partido Constitucionalista elege 21 deputados federais e 36 deputados estaduais; o Partido Republicano Paulista, 13 federais e 22 estaduais; a Coligação Proletária, um estadual; e o Partido Integralismo, um estadual.

- Entre os eleitos, Abreu Sodré, deputado federal e futuro governador paulista.

1948 – Criados o município de São Caetano, com o apêndice “do Sul”, os distritos de paz de Diadema e Riacho Grande, em São Bernardo, e o 2º subdistrito de Utinga, em Santo André.

1958 – Realizado plebiscito no distrito de Diadema e a população aprova sua elevação a município, separando-se de São Bernardo.

Hoje

Dia do Órfão. À tarde, Igreja faz a vigília do Natal do Senhor.

Santos do dia

- Santa Adélia ou Adele de Pfalzel (Alemanha 931 – 16-12-999). Foi imperatriz do seu país. Nora de Santa Matilde. Seguindo o exemplo da sogra, multiplicava as esmolas em favor dos doentes, das viúvas e dos órfãos. Abriu mão das roupas luxuosas e jóias. Ornamentava as igrejas, libertava prisioneiros, vestia os sem roupas e alimentava os famintos. Foi canonizada em 1097. São duas as celebrações em sua memória, em dezembro: no dia 18, com uma festa local; no dia 24, junto com Santa Ermina, sua irmã na fé. Fonte: Prefeitura de Santa Adélia (SP).

- Delfim

- Irmina

- Tarsila 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;