Cultura & Lazer Titulo
USP abre mostra de animação gratuita
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
11/03/2001 | 18:02
Compartilhar notícia


Desenho e animação em massinha feitos para adultos compõem a Mostra Locomotion, que será aberta nesta segunda no Cinusp Paulo Emílio, em São Paulo. Até o próximo dia 30, de segunda a sexta, serão apresentadas produções de várias partes do mundo. Há desde o famoso norte-americano South Park até trabalhos experimentais de diferentes nacionalidades. A entrada é franca.

As primeiras atrações, South Park e Wallace & Gromit, ficam em cartaz até a sexta-feira (dia 16). O primeiro é exibido às 12h30 e o outro, às 19h.

Referência na classificação de politicamente incorretos, os garotos Stan, Kyle, Kenny e Cartman e mais os moradores de South Park aterrorizam os bons costumes. Desenho estilizado e vocabulário pesado caracterizam os personagens, que não poupam sátiras a políticos e artistas famosos.

Na sessão noturna é a vez de Wallace & Gromit, animação em massinha produzida por Nick Park, também responsável pelo filme A Fuga das Galinhas. A atração é dividida em três episódios: A Grand Day Out, The Wrong Trousers e A Close Shave. O dois últimos foram premiados com o Oscar de melhor curta animado.

Wallace é um inventor que vive com seu fiel cãozinho Gromit. Na primeira história, eles constroem um foguete com a intenção de descobrir se a lua é feita de queijo. Em The Wrong Trousers o aniversário de Gromit é esquecido pelo amigo e, na outra aventura, eles vivenciam acontecimentos misteriosos dentro da própria casa.

Na próxima semana (de 19 a 23), serão exibidos Glassy Ocean, às 12h30, e Blue Submarine nº6, às 19h. O primeiro é dirigido por um dos grandes diretores da animação japonesa alternativa, Shigeru Tamura.

E finalmente, de 26 a 30 deste mês, serão apresentados, sob o título Locotomia (12h30), curtas internacionais e trabalhos experimentais, nos quais são utilizadas técnicas como acetato, 3D e colagem, entre outras. No mesmo período, às 19h, será exibido o longa-metragem Vampiros en Habana, do cubano Juan Padrón.

Mostra Locomotion – Exibição de animações. Abertura segunda, às 12h30. No Cinusp Paulo Emílio – r. do Anfiteatro, 181, Cidade Universitária. Tel.: 3818-4020. De segunda a sexta-feira, com sessões às 12h30 e às 19h. Até 30 de março. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;