Setecidades Titulo São Bernardo
Operação Noite Tranquila atinge 5.000 pessoas
Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
27/06/2017 | 07:07
Compartilhar notícia


Em seis fins de semana de atuação, a Operação Noite Tranquila atingiu cerca de 5.000 pessoas em São Bernardo. A ação de fiscalização, realizada pela Prefeitura, atua nos chamados pancadões, caracterizados pela grande concentração de pessoas e som alto e já abordou 1.993 pessoas.

Dos 87 estabelecimentos comerciais fiscalizados pela ação, 16 foram interditados pela Vigilância Sanitária e foram expedidas 51 notificações por falta de alvará de funcionamento. Os comércios têm um período de até 48 horas para a regularização.

No período de pouco mais de um mês foram 321 veículos fiscalizados, sendo 47 apreendidos por infrações de trânsito e 14 por som alto. A força-tarefa conta com a GCM (Guarda Civil Municipal), Secretaria de Serviços Urbanos, Obras, Transporte e Vigilância Sanitária.

Na área criminal, sete pessoas foram presas em flagrante, além de apreensão de drogas e máquinas caça-níquel. A ação tem apoio da Polícia Militar.

Conforme o secretário de Segurança Urbana da cidade, coronel Carlos Alberto dos Santos, o grande objetivo é eliminar os pancadões. “São locais de consumo de drogas e som alto, o que prejudica bastante a população. A gente verifica que nestes locais existem problemas como tráfico de drogas, consumo de bebidas alcoólicas por menores e até mesmo prostituição”, contou.

Neste último fim de semana, a operação foi realizada nos bairros Alvarengas, Jardim Calux, DER e Vila Carminha, que em eventos concentravam 1.200 pessoas. Na Estrada dos Alvarenga, casa de shows com 250 pessoas foi fechada. No interior foram localizados cerca de 40 menores, entre 13 e 17 anos. O relatório sobre o caso deve ser encaminhado ao MP (Ministério Público).

“Um pancadão na área do DER, em um terreno com mais de 500 pessoas, foi um dos casos mais problemáticos. As viaturas da GCM chegaram e os frequentadores ofereceram resistência, já que estavam alcoolizados. Como os GCMs foram hostilizados até com arremesso de garrafas de vidro, a dispersão teve de ser feita por meio de bombas de efeito moral e gás pimenta. Ninguém ficou ferido”, disse.

A Prefeitura projeta complementos para as áreas. “Temos um estudo junto com as secretarias de Esporte, de Cultura, de Educação e de Desenvolvimento Social para desenvolver outro tipo de ação de lazer para atrair esses jovens”, destacou o secretário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;