Cultura & Lazer Titulo
O novo espírito utópico é o tema do ciclo de conferências Mutações 2015, realizado no Sesc Vila Mariana entre agosto e outubro
Do Diário do Grande ABC
04/08/2015 | 14:55
Compartilhar notícia


Entre 12 de agosto e 07 de outubro, o Sesc Vila Mariana promove o Ciclo Mutações 2015 - O novo espírito utópico. Composto por 22 palestras de pensadores brasileiros e franceses, o evento deste ano é inspirado no livro Utopia, de Thomas Morus, que completa 500 anos em 2016, e propõe a reflexão sobre as perspectivas criadas pela revolução tecnocientífica e biotecnológica, com o objetivo de analisar os dois mundos da utopia: do humanismo e do pós-humanismo.
 
Para Adauto Novaes, idealizador do projeto, durante meio milênio, esta palavra, que quer dizer não lugar mas também se pode traduzir por eutopia – lugar da felicidade –, fez um longo percurso cheio de enigmas. Promessa, esperança, simulação antecipadora, horizonte de nossos desejos, a utopia tem um destino comum: a “severa e lúcida crítica da realidade”. Ou, como diz Marx, ela é a “expressão imaginativa de um mundo novo”.
 
Partindo dessa premissa, 22 autores proferem palestras que relacionam mutações e utopia, e remetem ao futuro pensado pelo que se convencionou chamar de advento do pós-humanismo: 2030 seria a data da grande virada, triunfo da inteligência artificial sobre a inteligência biológica, milhões de nanorobôs circulando por todo o corpo humano, no sangue, nos órgãos, no cérebro para corrigir erros do DNA; a vida poderá ser prolongada ao infinito e seria anunciada, então, “a morte da morte”.
 
Os autores convidados a contribuir para a discussão são Catherine Malabou, David Lapoujade, Eugênio Bucci, Francis Wolff, Franklin Leopoldo e Silva, Frédéric Gros, Guilherme Wisnik, Jean-Michel Besnier, Jean-Pierre Dupuy, João Carlos Salles, Jorge Coli, José Miguel Wisnik, Luiz Alberto Oliveira, Marcelo Coelho, Maria Rita Kehl, Miguel Abensour, Olgária Matos, Oswaldo Giacoia Júnior, Pascal Dibie, Pedro Duarte, Renato Lessa e Vladimir Safatle.
 
A palestra de abertura, “As três utopias da modernidade”, fica a cargo do filósofo Francis Wolff e ocorre no dia 12 de agosto, às 19h30, no Teatro do Sesc Vila Mariana. Em seguida, às 21h, ocorre o lançamento do livro Mutações: fontes passionais da violência (Edições Sesc SP), que reúne os artigos dos conferencistas participantes do Ciclo Mutações 2014.
 
As conferências acontecem sempre às quartas, quintas e sextas-feiras, às 10h30, no Auditório (exceto dia 12/8, no Teatro) do Sesc Vila Mariana. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;